São Paulo, quinta, 28 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Substituto de Romário tem atuação apagada no treino inaugural na França; Ronaldinho marcou os dois gols
Bebeto decepciona em primeiro coletivo

dos enviados a Ozoir-la-Ferrière

A atuação do atacante Bebeto no primeiro coletivo realizado pela seleção brasileira em solo francês, ontem, no estádio dos Três Pinheiros, deve ter feito o técnico Mario Jorge Lobo Zagallo aumentar sua torcida pela recuperação do atacante Romário, titular do setor ao lado de Ronaldinho.
Nos 56 minutos de coletivo, disputado em sua parte inicial com chuva, Bebeto mostrou-se pouco entrosado com seu companheiro de ataque. Mesmo assim, o time titular venceu por 2 a 0, com dois gols de Ronaldinho. Três jogadores franceses completaram o time reserva.
Mesmo apresentando uma movimentação razoável, Bebeto errou muitos passes e finalizações.
Segundo levantamento da Folha, Bebeto teve percentual de acerto de 77% de passes no coletivo de ontem. A média da equipe no treinamento foi de 86,2%.
Esse índice é muito parecido com o alcançado pela equipe na Copa de 1994, quando a seleção conquistou o título nos EUA. Nesse Mundial, o índice foi de 86,1%, segundo o Datafolha.
Bebeto tentou finalizar apenas duas vezes no coletivo, ambas erradas -as únicas da equipe.
São consideradas erradas as finalizações que não vão em direção ao gol. As certas são as que têm a direção certa, mesmo que defendidas pelo goleiro.
Porém a seleção teve um bom desempenho nesse quesito, com um aproveitamento de 71,4%. No total, chutou sete vezes.
No amistoso contra a Argentina, no final de abril, a seleção teve o desempenho pífio de 20%. Tentou dez chutes, mas acertou dois.
Na Copa de 1994, o percentual de acerto nas finalizações foi de 43%.
"Pouco a pouco vamos chegar ao que todos desejam. Juntamos a teoria, do treinamento tático, com a prática do coletivo", disse o técnico Mario Jorge Zagallo, da seleção brasileira, recusando-se a comentar a performance de Bebeto. "Não vou falar de jogadores individualmente", disse o treinador, segundos após de fazer vários elogios à atuação de Doriva.
Se Bebeto foi uma decepção no treinamento coletivo de ontem à tarde, o atacante Ronaldinho comprovou sua boa fase.
Além de marcar os dois gols da equipe, fez uma boa marcação na saída de bola da equipe adversária e lançamentos para a penetração dos meias Rivaldo e Giovanni.
Ronaldinho foi responsável por 42,8% dos chutes do time no coletivo. Fez três dos sete.
O coletivo começou com a pressão dos reservas. Aos 5min, Denílson cruzou para Leonardo chutar. Taffarel fez boa defesa.
A resposta dos titulares veio em seguida, aos 6min. Ronaldinho atraiu a marcação dos zagueiros e tocou para César Sampaio. O meia invadiu a área adversária e chutou na trave. Ronaldinho aproveitou o rebote e marcou: 1 a 0.
Aos 7min, foi a vez de Giovanni tentar um chute de fora da área. Carlos Germano defendeu.
Aos 22min, um teste de som no estádio dos Três Pinheiros chegou a irritar o técnico Zagallo, que deixou de acompanhar o treino por alguns momentos para reclamar. Com a reação do técnico, o som foi desligado.
Aos 32min, os titulares fecharam o placar. Rivaldo fez uma ótima assistência para Ronaldinho, que não teve dificuldades para marcar. (AGz, JCA, MD e RS)


Colaborou Paulo Cobos, da Reportagem Local



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.