São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Técnico da França dá favoritismo ao rival de hoje
Portugal inquieta os campeões do mundo na semifinal na Eurocopa


DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A seleção de Portugal recebeu um estímulo inesperado antes das semifinais da Eurocopa contra a França, atual campeã mundial. O técnico do time francês, Roger Lemerre, disse que os portugueses são favoritos para ir à decisão.
""Portugal é o favorito por razões óbvias. Não cometeram erros em nenhuma partida", disse Lemerre, que admitiu estar ""inquieto" antes do jogo decisivo.
A seleção portuguesa venceu as quatro partidas que fez no torneio, terminou em primeiro lugar no ""grupo da morte" na primeira fase (contava com Inglaterra, Alemanha e Romênia) e sofreu apenas dois gols -tem, junto com a Itália, a defesa menos vazada entre os semifinalistas do torneio.
Lemerre, que poderá ter no meio-campo Petit, jogador que se recuperou de contusão, disse que não irá optar por uma marcação especial em Figo, principal atleta de Portugal.
""O mais importante para que um jogador brilhe é que funcione o grupo e que a organização da equipe seja boa", disse Lemerre.
A França esteve nas semifinais da Eurocopa passada, mas caiu na decisão por pênaltis diante da República Tcheca. Em 1984, os franceses eliminaram os portugueses nas semifinais da Eurocopa com uma vitória por 3 a 2 -naquele ano, foram campeões em casa.
O capitão do time francês, o volante Deschamps, disse que encerrará a carreira após a Euro. O jogador, que completará hoje cem jogos pela seleção, está ""pendurado" com um cartão amarelo.
Para o técnico francês, o jogo de hoje terá muito estudo no início. ""Haverá um grande controle de jogo no começo. Depois que sair um gol, terá início o espetáculo".
O técnico de Portugal, Humberto Coelho, está bem menos ""inquieto" que Lemerre. O treinador disse que, para a França ir à final da Euro, ""terá que jogar muito".
""Vejo meus jogadores com mentalidade vencedora e concentração total. Eles darão tudo para ganhar", disse Coelho.
O treinador português poderá contar com todos os seus titulares. Seu time, porém, tem vários atletas ""pendurados" - se levarem cartão amarelo hoje, Fernando Couto, Rui Costa, Paulo Sousa, Costinha e João Pinto não poderão jogar em uma possível final.
A seleção principal de Portugal não conta com nenhum título de expressão. Por isso, Coelho disse que sua equipe precisará de ""concentração, coragem e sorte" para vencer os campeões do mundo.
Quem ganhar o jogo de hoje, em Bruxelas, enfrenta na final, no domingo, em Roterdã, o vencedor da partida entre Holanda e Itália, que acontece amanhã.
NA TV - Sportv e canal 323 da Directv, ao vivo, às 15h45

Texto Anterior: Greene acredita em recorde em Atenas
Próximo Texto: Panorâmica: Nelson Pessoa decide não competir em Sydney e pode treinar time brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.