São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha na Copa

Agora, só na próxima

FABIO TURA
DO DATAFOLHA

A derrota de Gana ontem para o Brasil fez a África dar adeus à Copa do Mundo sofrendo retrocesso em relação aos Mundiais passados. Em 2002, por exemplo, a seleção do Senegal conseguiu chegar às quartas-de-final, igualando o desempenho dos Camarões na Itália-1990. E, agora, nenhuma equipe do continente superou as oitavas.
Pior: dos 16 jogos envolvendo o continente, foram só três vitórias e três empates. E dez derrotas. O aproveitamento de pontos, meros 25%, é o pior da África desde 1994.
Sede da Copa de 2010, a estagnação africana preocupa. E derruba prognósticos até de experientes profissionais.
Então técnico da seleção brasileira em 1996, Zagallo chegou a fazer uma série de amistosos contra seleções do continente. A justificativa: "São eles os que mais evoluem no futebol hoje. Se perderem a inocência, ficará difícil vencê-los. Logo devem ganhar uma competição internacional de importância".
As seleções africanas seguem como potências em divisões menores e até mesmo nos Jogos Olímpicos, competição em que ganharam medalha de ouro em 1996 (com a Nigéria, em gol impedido) e em 2000 (com Camarões).
Mas até mesmo na Olímpiada a África tem recuado: a melhor representante em Atenas-2004 foi Mali, que acabou eliminado nas quartas-de-final pela Itália.


Texto Anterior: Sem folga: Time retoma treinos hoje
Próximo Texto: Juca Kfouri: Me engana; eu gosto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.