UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Time brasileiro volta a bater a Argentina e ganha o Sul-Americano do Uruguai, o 1º troféu após renovação

Brasil conquista seu 1º título na era Lula

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção masculina conquistou ontem o seu primeiro título sob o comando do técnico Aluísio Ferreira, o Lula, que assumiu no começo do ano. A equipe ergueu o troféu do Sul-Americano após bater a Argentina, por 83 a 80, em Montevidéu, no Uruguai.
Com o resultado, a seleção nacional terminou a competição invicta em seis partidas. "Essa conquista é importante para dar confiança ao grupo. Os jogadores são jovens e estão adquirindo experiência. O título mostra que estamos no caminho certo", diz Lula.
Apesar de atuar com um time B, com apenas três atletas do elenco vice-campeão mundial em 2002, a Argentina complicou mais para o Brasil no jogo de ontem do que no duelo ocorrido na quarta-feira, ainda pela fase de classificação.
O primeiro quarto foi bastante equilibrado, com nenhuma equipe conseguindo se distanciar no marcador. A Argentina dominava os rebotes, tanto na defesa quanto no ataque, aumentando suas chances de arremesso. Em todo o jogo, o rival conseguiu recuperar 39 bolas dentro do garrafão, contra somente 24 do Brasil.
No quarto seguinte a seleção de Lula acertou melhor sua pontaria, conseguindo imprimir uma pequena diferença no marcador. O primeiro tempo acabou com vantagem brasileira de 45 a 40.
Mas a Argentina mostrou capacidade de reação no quarto seguinte. Promovendo um bom revezamento na quadra, a equipe dirigida pelo técnico Ruben Magnano venceu o terceiro período por 20 a 17, se aproximando perigosamente no marcador.
No último quarto de jogo, porém, o Brasil melhorou sua produção ofensiva. Além disso, os tiros de três pontos do ala-armador Marcelinho voltaram a cair.
O ala Guilherme foi o cestinha da partida com 16 pontos. Pela Argentina, o maior pontuador foi o ala Kammerichs, considerado a principal figura de sua seleção no Sul-Americano, com 15 pontos.
Na preliminar, o Uruguai ficou com a medalha de bronze após vencer a Venezuela, por 88 a 82.
Os quatro primeiros colocados do Sul-Americano -Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela- garantiram vaga no Pré-Olímpico de San Juan, que começa em 20 de agosto. Dez equipes buscam classificação aos Jogos de Atenas-2004. O torneio de Porto Rico irá conceder três vagas olímpicas.
A divulgação dos grupos e a forma de disputa será feita amanhã, em San Juan, pela Confederação Pan-Americana de Basquete.


Texto Anterior: Panorâmica - Futsal: Odepa aprova modalidade nos Jogos do Rio de Janeiro
Próximo Texto: Às escuras, seleção aguarda rivais do Pan
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.