São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Caos jurídico
A segunda Câmara Cívil do Tribunal de Justiça do Rio negou pedido de agravo de liminar obtido pelo Vasco em primeira instância. A decisão ignorava portaria da CBF com os nomes dos auditores indicados pelas entidades e dava poder aos dois antigos representantes dos clubes para participar da sessão que elegeu Zveiter.

Em pessoa
O presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, José de Assis Aragão, foi ao STJD indicar Paulo Valed Perry como seu representante. Funcionários da CBF dizem que fax do STJD foi desligado para que não fosse possível receber indicação de auditores para o órgão.

Jogo limpo
Por causa da confusão entre brasileiros e argentinos após o gol de empate de Adriano, as seleções, que vinham sendo as mais disciplinadas da Copa América, foram eliminadas da disputa pelo troféu fair play. O prêmio ficará com o público por seu comportamento e apoio.

Buffet
Parreira foi um dos últimos membros da seleção a desembarcar no Rio. Quando apareceu, trazia na bagagem uma caixa do champanhe francês Veuve Clicquot. É o que servirá na festa pelo título da Copa América.

Bons garfos
Uma provável causa do problema de peso de Adriano, que se apresentou à seleção alguns quilos acima do ideal, foi identificada: os pastéis de sua avó, Vanda. Quando atuava pela Inter de Milão, até Ronaldo, seu companheiro, pediu para que ela deixasse uma leva antes de retornar ao Brasil.

Internacional
Aílton, que pretendia jogar pelo Qatar, diz que teve convite para se naturalizar alemão, mas disse que mandará carta à CBF para saber se há ainda chance de jogar pela seleção brasileira.

No grito
Marcelo Teixeira colocou Diego na parede na reunião que definiu a saída do meia do Santos. Disse que igualava a proposta do Porto e, aos gritos, perguntou o que o jogador escolhia. Diego disse que queria sair. O pai e procurador do craque, Djair, disse que havia dado a palavra aos portugueses e, portanto, não deixaria o filho seguir no Brasil.

Reação
A oposição são-paulina formou comissão para barrar plano da situação para que o Conselho Consultivo, seu domínio, perca direito de indicar candidatos a vitalícios do Conselho Deliberativo, controlado pela situação. Segundo o diretor Juvenal Juvêncio, o Conselho Consultivo deve se ater a questões éticas.

Na pauta
Além de tratar do assunto das TVs, reunião do C13 na sexta abordará a polêmica do STJD.

Apoio nominal
O ministro Agnelo Queiroz (Esporte) vem a São Paulo no dia 6 para o lançamento do programa social Segundo Tempo com a FPF. A pasta, que idealizou o projeto, entra com a chancela; a federação, com a organização; o clube Nacional, com as dependências; e a Prefeitura de São Paulo, com o pessoal.

Em dois tempos
Algumas propostas do "Novo Modelo do Futebol" são complementos à Lei da Moralização, aprovada na gestão de Queiroz. É o caso dos balanços uniformizados, cujo mecanismo será formulado agora pela Comissão de Futebol e Marketing e pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Vestibular
O COI anunciou comissão que inspecionará as cidades candidatas aos Jogos-12. A ex-campeã olímpica Nawal el Moutawakel, do Marrocos, liderará a equipe. Carlos Arthur Nuzman, que não integra o grupo atual, havia participado da comissão que visitara as candidatas a 2008.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do ex-volante corintino Rincón, sobre a disputa judicial entre o clube e Rogério:
- Já estava escrito. Esse tipo de coisa não vai parar de acontecer no Corinthians.

CONTRA-ATAQUE

Camisa 12

Um dos chavões mais batidos e que seguem sendo repetidos à exaustão é aquele que prega que a torcida de determinado time é tão participativa que representa o 12º jogador da equipe.
Foi mais ou menos isso que sentiu a arbitragem durante partida do Paraná -então Colorado- em 1981.
No momento em que viu que uma bola do time adversário iria empatar a partida aos 43min do segundo tempo, o preparador físico do Colorado, Luís Roberto Matter, que assistia aos jogos do time atrás do gol, ao lado da torcida, não teve dúvidas.
Levantou-se, invadiu o gramado e, com um chute, desviou a bola que ia entrar no gol.
O árbitro Célio Silva, acreditando que se tratava de um mero torcedor, não puniu a equipe e mandou a partida seguir seus momentos finais.


Próximo Texto: Pela medalha, Zé Roberto tenta entender mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.