São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Clube pode ter de perder para chegar à elite

PARANAENSE
Dirigente da federação admite brecha em regulamento da 2ª divisão


ADRIANO WILKSON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No Paraná, um regulamento curioso para a segunda divisão do Estadual pode fazer com que um time tenha que perder para conseguir subir no próximo domingo.
Toledo e Londrina jogarão a última rodada contra adversários diferentes, no fim de semana. Se o Londrina estiver vencendo, o Toledo terá que perder ou empatar para subir. Caso vença, precisará jogar pelo menos mais uma vez para confirmar o acesso.
Disputado em dois turnos, o campeonato dá duas vagas de acesso à primeira divisão. Os campeões de cada turno se juntam aos dois melhores times na classificação geral para um mata-mata que definirá os dois que sobem.
Mas há uma brecha, por onde o Toledo pode se beneficiar desde que abdique de vencer. Se um clube for campeão de ambos os turnos (só o Londrina tem essa chance), subirá direto, sem a necessidade do mata-mata. E também fará subir direto o melhor na classificação geral, que, no caso, é o Toledo.
Repetindo: o Londrina venceu o primeiro turno. O Toledo é líder do segundo. Se permitir que o Londrina seja campeão do returno, os dois times sobem sem a necessidade de um mata-mata.
"Quando você faz o regulamento, você não pensa nessa possibilidade", disse Amilton Stival, vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol. "E tem mais: quando um regulamento é feito, todo cidadão brasileiro pode contestá-lo por dez dias, e ninguém fez isso. Se houve algum erro, os clubes não viram, a imprensa não viu, ninguém viu."
Dirigentes, jogadores e comissão técnica do Toledo repetem, em uníssono, o discurso de que jogarão para vencer, independentemente de fatores extracampo.
Mas, na prática, quem pode impedir que o Toledo force a derrota para subir é o Foz do Iguaçu, rival do Londrina no domingo. Se o time da fronteira, que luta pelo título, vencer, obrigará o Toledo a pelo menos empatar para ficar em primeiro no returno.


Texto Anterior: Brasil aposta em Casemiro e Coutinho
Próximo Texto: Rivais dependem de vitória do Toledo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.