São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

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Campanha se norteia por viagens

DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha olímpica do Rio de Janeiro virou uma maratona aérea para cartolas do comitê Rio-2016 e para o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr.
O patrocínio da TAM à postulação se deu por meio de permuta em passagens aéreas. Foi um total de R$ 4,5 milhões a ser gasto com esse item, segundo o comitê.
Instrução normativa do COB prevê que seus dirigentes, em viagens ao exterior acima de oito horas, têm que viajar de classe executiva. Não se sabe se as regras valem para o comitê. Cartolas estiveram em países europeus, africanos e da América do Norte na campanha.
O ministro do Esporte os acompanhou em algumas delas. Segundo a pasta, Silva Jr. fez cinco viagens ao exterior para reforçar a postulação carioca aos Jogos. Ele esteve em Atenas (Grécia), Acapulco (México), Denver (EUA), Lausanne (Suíça) e Abuja (Nigéria). Foi a assembleias do COI e eventos da concorrência olímpica.
Todas as viagens não foram incluídas nos investimentos diretos e indiretos feitos pelo governo federal na candidatura do Rio, pois são contabilizados em outro item do orçamento do ministério. (RM)


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