São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos promove estréia de Autuori

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

Preocupado com a qualidade técnica do adversário, o Santos, que estréia hoje o técnico Paulo Autuori, pretende "sufocar" o Vasco no campo defensivo a fim de impedir que a equipe carioca imponha o seu ritmo no jogo de hoje, às 16h, na Vila Belmiro.
Autuori considera a partida decisiva para o futuro do trabalho que quer implementar. "É importante que entremos em campo no limite das nossas vertentes física, tática e psicológica", afirmou.
Em 11º lugar no Campeonato Brasileiro, o time busca a reabilitação após quatro jogos sem vitória na competição.
A estratégia de jogo do Santos prevê uma marcação rígida dos atacantes e meias sobre os laterais e volantes do Vasco, a fim de destruir na origem as jogadas ofensivas do time carioca.
Prevendo que a estratégia poderá provocar um desgaste físico excessivo, principalmente para os homens de meio-campo, Autuori treinou a equipe durante a semana com formações diferentes.
Ele acredita que para conseguir sustentar o sistema de marcação durante a maior parte do jogo terá de usar atletas descansados do banco de reservas. Por isso, quatro meias treinaram na equipe titular (Lúcio, Caíco, Fumagalli e o ex-júnior Ailton).
Entre eles, Lúcio tem presença garantida. A outra vaga é disputada por Caíco e Fumagalli. No ataque, Paulo Rink e Aristizábal se revezaram como companheiros de Dodô, mas o colombiano tem mais chances de iniciar o jogo contra o Vasco como titular.
Paulo Rink foi contratado por empréstimo do Bayer Leverkusen para ser uma das poucas estrelas da equipe. O jogador avalia que necessita marcar gols para se firmar no time. Desde que chegou ao Santos, em maio, no final do Campeonato Paulista, marcou somente dois.
"Nunca fui um jogador de habilidade, como o Dodô. Sou um jogador de definição, que gosta de bolas alçadas na área. A gente tem de se adaptar", disse Rink, vaiado em coro pela torcida santista ao ser substituído na derrota por 2 a 1 para o Guarani, no último domingo, na Vila.
Outro que perdeu o lugar na equipe após a contratação de Autuori foi o volante Elson.
O novo treinador afirmou que não utilizará mais um esquema com três volantes no meio-campo, fórmula adotada pelo ex-técnico do time Leão, nem pretende deslocar o polivalente Claudiomiro para outra posição no setor defensivo. Por isso, Elson foi para a reserva, e o capitão da equipe passou a ser o goleiro Zetti.
NA TV - Globo e Bandeirantes, às 16h, ao vivo, menos para São Paulo e Santos

Texto Anterior: Estádio da Ponte é liberado
Próximo Texto: Vasco leva "Lei Eurico" a campo e poupa jogadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.