UOL


São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Amigo do Rei
Com as portas fechadas na CBF, a Pelé Pro já encontrou seu primeiro alvo no futebol: a Federação Paulista. A agência de Pelé propôs parceria em ações de marketing ao presidente Marco Polo Del Nero, que se disse entusiasmado com a idéia.

Sobremesa
A primeira conversa sobre a parceria aconteceu anteontem. Sócio de Pelé, o executivo Celso Grellet contou seus planos em almoço na sede da FPF.

Laços eternos
Apesar de os contatos formais terem começado agora, a ligação de Del Nero com a Pelé Pro é antiga. O novo presidente da FPF é amigo íntimo de Renato Duprat, diretor da agência.

Plim-plim
A Globo fará campanha maciça na semana que anteceder a rodada do Fome Zero, em 12 de outubro. A principal patrocinadora do Brasileiro já deu o ok ao Ministério do Esporte, que coordena a campanha.

Sem sal nem açúcar
Os torcedores serão instados pela TV a levar 1 kg de arroz, feijão, leite em pó ou uma lata de óleo. Além dos alimentos, os fãs terão que pagar o preço integral do ingresso nos clássicos.

Torcedor de sofá
O fim das votações das reformas na Câmara trouxe alívio extra a alguns deputados. Entre eles, o presidente da Casa, João Paulo Cunha. É que, por conta das discussões e votações que atravessaram madrugadas, o petista perdeu jogos de seu time do coração, o São Paulo.

Caiu a ficha
Virou motivo de piada até no Parque São Jorge a declaração de Geninho de que só agora, com a derrota diante do Cruzeiro, o título ficou distante. Nesta altura do campeonato, a diretoria corintiana está quase jogando a toalha até com a vaga na Taça Libertadores-2004.

Todos os caminhos...
O Instituto Gol Brasil, ONG criada com o objetivo de dar mais transparência ao futebol, irá à Justiça se a Globo conseguir driblar o Estatuto do Torcedor e ressuscitar o Brasileiro com mata-mata em 2004. A ameaça é do presidente da entidade, o ex-senador e relator da CPI do Futebol, Geraldo Althoff.

...levam ao tribunal
Segundo ele, a CBF tem obrigação legal de montar anualmente um campeonato de âmbito nacional com pontos corridos. O dispositivo está no artigo 8º do Estatuto do Torcedor. Os que defendem a volta do mata-mata argumentam que o código fere a Constituição Federal.

Questão de tempo
É cada vez maior no Clube dos 13 a certeza de que o Nacional-03 acabará na Justiça comum.

Repeteco
Se na Série A existe um racha sobre qual fórmula adotar em 2004, na B há consenso. O regulamento com uma fase inicial e três quadrangulares finais deve ser mantido no ano que vem.

Coleção
O vascaíno Eurico Miranda ganhou mais um desafeto. O presidente do Coritiba, Giovani Gionedis, culpou o dirigente pela agressão de seis atletas de seu time em São Januário. Fora de campo, ameaça usar o Estatuto do Torcedor para tentar impedir a reeleição do ex-deputado federal no Vasco.

Oposição interna
Os chiliques de Emerson Leão a cada tropeço do Santos começam a irritar até a diretoria do clube. Na visão dos cartolas, quanto mais o técnico espernear contra a arbitragem, mais os juizes terão má vontade com a equipe da Vila Belmiro.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Da senadora Ana Júlia (PT-PA), que se prontificou a fazer lobby com o presidente da Casa, José Sarney, sobre a punição do STJD ao Paysandu:
- Temos que agir politicamente. Sou torcedora do Remo, mas estamos fartos de injustiça no futebol. Não é possível que sempre os pequenos sejam escolhidos para tirar os grandes de situações difíceis.

CONTRA-ATAQUE

Voto inútil

Na última segunda-feira, Antonio Roque Citadini não precisou fazer força para ser o centro das atenções no banquete de comemoração dos 93 anos de fundação do Corinthians.
Ao levar duas ovadas de integrantes da Gaviões da Fiel, dentro do salão nobre do Parque São Jorge, o dirigente ficou sob todos os olhares.
Mas a noite não foi só de protestos para o vice-presidente de futebol, que enfrenta a resistência de alguns conselheiros.
Em meio à festa, ele foi procurado por um conselheiro ligado ao judô corintiano, que ofereceu apoio político a Citadini.
"Em 2005, o judô vota no senhor para presidente do Corinthians", prometeu, empolgado.
Mal sabe o cabo eleitoral que um dos sonhos do vice é acabar com os esportes amadores no clube. Entre eles, claro, o judô.


Próximo Texto: Guga ganha...Guga perde...Guga perde...
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.