São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatura brasileira torce para Obama não aparecer de surpresa

DOS ENVIADOS A COPENHAGUE

Apontado como favorito ao lado de Chicago nas casas de apostas da Europa, o Rio teme o efeito da participação do presidente dos EUA, Barack Obama, na sexta durante a cerimônia de escolha da cidade-sede dos Jogos de 2016, na Dinamarca.
Obama é visto como o principal cabo eleitoral de Chicago na corrida pelos Jogos. A cidade é sua base eleitoral e ele manifestou apoio à candidatura diversas vezes. Lula já confirmou presença na delegação brasileira e faz campanha pelo Rio.
Até ontem, Obama não havia confirmado presença no evento, mas os responsáveis pela campanha de Chicago negociam a possibilidade de o político ir à Dinamarca até sexta.
""Cada um tem seus trunfos. Do nosso lado, vamos trabalhar nossas qualidades", disse o secretário-geral da Rio-16, Carlos Roberto Osório, sem comentar o ""fator Obama'". Mesmo assim, os dirigentes brasileiros acreditam que Obama será destaque se chegar a Copenhague.
Primeiro presidente negro da história dos EUA e com popularidade alta, Obama tem as qualidades necessárias para seduzir os membros do COI com direito a voto, segundo os próprios integrantes do comitê.
""A entrada dele na Dinamarca será decisiva para Chicago. Com ele dentro da sala, a cidade americana fica muito mais forte", disse Francis Nyangweso, que ditará o voto de Uganda.
Caso vá a Copenhague, Obama participará da apresentação de Chicago. Ele ainda terá tempo disponível para fazer o corpo a corpo com os eleitores.
""Os EUA ganharão muito com Obama. Além disso, os membros do COI vão poder tirar foto com ele, falar pessoalmente. O voto é técnico, mas tem o componente emocional", disse Nicole Hoevertsz, que dará o voto de Aruba.
As vitórias de Londres-12 e Sochi-14 foram conquistadas com a presença de seus líderes políticos no pleito. (RM e SR)


Texto Anterior: Fernando Meirelles vira arma secreta
Próximo Texto: Campanha: Na Venezuela, Lula consegue documento de apoio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.