São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR QUE CHICAGO?

Os benefícios dos Jogos superam todos os riscos

PATRICK RYAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

MILHARES de pessoas além da metrópole de Chicago se uniram no apoio à candidatura da cidade para receber a Olimpíada e a Paraolimpíada de 2016.
O principal motivo deste movimento dos cidadãos é o conhecimento dos benefícios que o evento pode gerar para o futuro do nosso município.
O legado potencial da Olimpíada para as crianças -em termos de criação de programas e instalações esportivas em toda a região- é incomparável.
Para dar uma ideia, a escolha de Chicago para receber os Jogos permitirá que a cidade continue um projeto de esportes para crianças, que já começou e está sendo implantado também em outras cidades dos EUA.
Somados, os programas Chicago-2016 e Chicago Mundo Esportivo já contam com mais de 30 mil jovens apenas na nossa cidade. Estas crianças permanecem ativas e aprendem alguns valores que o esporte pode ensinar -como o respeito às regras, o respeito para com a concorrência e o autorrespeito- por meio de clínicas, outros eventos para diversas modalidades esportivas e programas de longo prazo.
O nosso projeto espera criar soluções não só para os jovens de Chicago mas para as crianças e os adolescentes em todo o país e até ao redor do mundo.
Para a região de Chicago, as instalações que serão utilizadas na Olimpíada de 2016 poderão ser aproveitadas de outras maneiras após a competição. Como o estádio Olímpico de Washington Park, que tem a possibilidade de ser transformado em um anfiteatro e ser usado para diversas atividades esportivas e também para concertos e eventos de entretenimento.
A piscina aquecida será um beneficio para a prática dos esportes aquáticos na cidade, e o Washington Park Armory poderá ser transformado em uma instalação poliesportiva para apoiar este legado de programas de apoio para a juventude.
Eu não consigo dizer com bastante frequência o quão forte nosso plano financeiro é -e como é altamente improvável que os contribuintes de Chicago sejam expostos a algum risco. Isso porque nós não podemos ficar pessimistas e nos concentrarmos nos riscos.
Estamos seguindo com um projeto com tantos benefícios potenciais para todos os moradores de Chicago.
Eu sinto, e muitos concordam, que o maior perigo a ser enfrentado é não aproveitar esta oportunidade única de envolver e enriquecer as crianças de Chicago ao ser sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.


PATRICK RYAN é presidente do comitê de candidatura Chicago-2016

Texto Anterior: Azarão: Cidade encara pleito pela 5ª vez
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.