São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Quatro dos times na zona de classificação estiveram também nas finais do ano passado, recorde da fórmula atual

Rodada faz Brasileiro-2002 rever 2001


DA REPORTAGEM LOCAL

Com a fase de classificação na reta final, o Brasileiro-02 ameaça romper uma pequena tradição.
Desde 1996, quando passou a ter quartas-de-final sempre, o Nacional nunca repetiu, nos momentos decisivos, tantas equipes em duas edições seguidas como pode acontecer agora.
Com a entrada do Grêmio na zona de classificação, feito obtido depois da vitória de sábado no clássico do Rio Grande do Sul contra o Internacional, o torneio tem agora nesse grupo quatro equipes que estiveram nas quartas-de-final do ano passado.
Além do time gaúcho, São Paulo, São Caetano e Atlético-MG, se a fase inicial já estivesse encerrada, iriam repetir o feito de chegar às finais pela segunda vez seguida.
A partir do momento que a realização de quartas-de-final virou regra, nunca mais do que três times repetiram o feito de chegar a elas por dois anos consecutivos.
Em 2001, a renovação foi ainda maior -apenas dois dos quadrifinalistas também ficaram nessa situação no campeonato de 2000.
Além do quarteto da zona de classificação, três dos oito melhores do Brasileiro do ano passado ainda têm boas chances de passar às finais agora.
Com mais um gol de Romário, o Fluminense venceu o Botafogo por 3 a 2 e chegou ao décimo lugar. Quebrando uma série de resultados ruins, o Atlético-PR bateu o Coritiba, seu maior adversário, e passou para o 14º lugar, com apenas um ponto a menos do que o oitavo colocado.
Se vencer hoje o Guarani, a Ponte Preta irá ser o quinto quadrifinalista de 2001 na zona de classificação de 2002.
Entre os melhores do ano passado, só o Bahia, que está no 18º lugar, tem chances reduzidas de ficar nessa situação agora também.
Na parte debaixo da tabela, o Brasileiro-02 também mostra reflexos do que aconteceu na temporada passada.
Os quatro times que estariam rebaixados hoje fizeram papel ruim também em 2001.
O atual lanterna Palmeiras, apesar do bom início no ano passado, caiu de produção e ficou no 12º lugar. O Paraná foi um pouco pior e terminou na 14ª posição.
Já para Gama e Botafogo, o panorama atual é praticamente idêntico ao vivido há 12 meses.
Em 2001, o time da capital federal, que agora só tem mais três jogos para afastar o rebaixamento, ficou no modesto 20º lugar.
Pior fez o Botafogo, que amargou o 23º posto no ano passado.
Também ameaçado de cair, o Flamengo repete o fracasso da última temporada, quando só se safou na última rodada.
(PAULO COBOS)


Texto Anterior: Beckham desfalca Manchester em clássico
Próximo Texto: A rodada: Campinas tem clássico hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.