UOL


São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Após título, brasileiro, que pega hoje o americano Fish em Paris, altera discurso

Guga sente chances reais de voltar a ser número um

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

O título conquistado anteontem em São Petersburgo, além de ser o mais importante desde a cirurgia no quadril e encerrar um jejum de nove meses, alterou totalmente a postura de Gustavo Kuerten.
No mês passado, Guga, 27, dizia que já não pensava em ser número um e que as pessoas estavam mais preocupadas do que ele próprio com sua posição no ranking.
Depois de, na Rússia, levantar o 19º troféu de sua carreira, o brasileiro adotou um novo discurso.
"Espero que eu possa voltar ao mais alto nível. Sinto que são reais as chances de retornar ao topo", disse o tenista, que ocupa atualmente o 17º posto na lista da ATP.
A partir de hoje, Guga encara um duro teste para tentar prolongar seu bom momento e sentir quais são as suas chances de voltar a liderar o ranking mundial.
Guga estréia no Masters Series de Paris, por volta das 13h, contra o americano Mardy Fish.
Assim como em São Petersburgo, o evento é disputado em quadra coberta, no carpete.
O nível do torneio parisiense, porém, é muito mais elevado.
Faz parte da segunda série mais importante do circuito, atrás apenas dos quatro Grand Slams.
Na Rússia, havia apenas dois top ten, e Guga era o terceiro cabeça-de-chave. Na França, estão presentes oito dos dez melhores tenistas da atualidade, e o brasileiro não aparece relacionado nem entre os 16 favoritos ao título.
A situação do brasileiro no ranking, porém, é bem favorável.
Como caiu na estréia no ano passado, ele tem apenas cinco pontos a defender nesta semana.
Se repetir sua melhor campanha no torneio, a semifinal de 2000, Guga deve se aproximar bastante do grupo dos top ten já que vários de seus rivais têm muito pontos a defender.
"Vou entrar em quadra bem tranquilo, relaxado e focado no jogo", afirmou Kuerten, que venceu o único jogo que disputou contra Fish. Em abril, no saibro do Masters Series de Montecarlo, o brasileiro marcou 2 a 1.
Guga chegou no início da tarde a Paris, onde fez um leva bate-bola. "Foi só para soltar um pouco, do jogo e da viagem", afirmou o técnico Larri Passos.
"Chegar em cima da hora para jogar um torneio não é fácil, mas também não é novidade", declarou Kuerten, que comemorou o primeiro triunfo no carpete ao lado de Larri, em um jantar oferecido pela organização do Torneio de São Petersburgo.
Com o título na Rússia, o tenista também manteve as possibilidades, ainda que pequenas, de voltar a jogar no Masters, torneio que reúne os melhores da temporada.
Ele já não tem chances de conquistar a oitava e última vaga, mas pode alcançar o posto de reserva.


NA TV - Masters Series de Paris, ao vivo, às 8h30 e às 13h, na Sportv


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: O personagem: Rival também já alcançou o topo do ranking
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.