São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha ignora tradição e toma do Brasil a abertura da Copa-06

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Alemanha iniciou em 1974 uma tradição: o detentor do título mundial faz o jogo da abertura da Copa. A Alemanha enterrará em 2006 a tradição: o país-sede atuará na primeira partida do Mundial.
A Fifa ratificou ontem um velho pedido dos alemães, que queriam inaugurar o seu segundo Mundial com a presença de sua seleção.
No dia 9 de junho, em Munique, a Alemanha, único país já garantido na segunda Copa do século 21, enfrentará potencialmente a equipe mais frágil da chave que irá encabeçar. O Brasil, o atual campeão, disputa ainda as eliminatórias, o que já quebrou outra tradição dos Mundiais -o dono do troféu não jogava o qualificatório.
Antes mesmo da final de 2002, dirigentes alemães tentavam garantir a presença do país na abertura. Wolfgang Niersbach, vice-presidente do Comitê Organizador de 2006, falou então em "promoção magnífica para a Copa".
"Estamos muito contentes por jogar a primeira partida no novo estádio de Munique", disse ontem o técnico Jürgen Klinsmann, que inicialmente não via com bons olhos fazer a estréia de verdade da Copa -entendia haver uma pressão maior sobre os donos da casa.
A Fifa aceitou o pedido dos alemães com base na primeira grande quebra de tradição. O Brasil lidera as eliminatórias sul-americanas, mas ainda não está matematicamente na disputa em 2006.
A última vez que um país-sede abriu o Mundial foi em 1970. O anfitrião México ficou no 0 a 0 com a então União Soviética.
O sorteio da Copa acontecerá no dia 9 de dezembro do ano que vem em Leipzig, leste alemão.
Ontem, a Comissão Organizadora da Copa, presidida pelo sueco Lennart Johansson, também divulgou os horários das partidas do Mundial. Na primeira fase, haverá jogos às 15h, às 18h e às 21h (horário local). No mata-mata, as partidas serão às 17h e às 21h. A final, que acontecerá no dia 9 de julho, será em Berlim, às 20h.
A seleção brasileira, no entanto, escapou de uma certa tradição incômoda dos Mundiais. Normalmente, o jogo de abertura é feio, com poucos gols e com o campeão sofrendo. Apenas em duas das oito aberturas desde 1974 o detentor do título saiu vitorioso.
Na Copa passada, a França inaugurou o torneio diante de Senegal. Os africanos, que estreavam em Mundiais, venceram por 1 a 0. Em 1974, o Brasil, tricampeão, abriu a Copa alemã: não passou do 0 a 0 com a Iugoslávia.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Futebol: Santos retoma ponta ao empatar com Fla
Próximo Texto: Fifa inova com vestibular de árbitros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.