São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hulk é maior novidade de Dunga para amistosos

Atacante é uma das 4 surpresas da lista para partidas contra Inglaterra e Omã

Técnico da seleção decide poupar atletas que jogam em clubes do Brasil e segue na sua busca por melhores opções para lateral esquerda

FÁBIO GRELLET
DA SUCURSAL DO RIO

O atacante Hulk, do Porto, é uma das quatro novidades da lista de convocados pelo técnico Dunga para defender a seleção brasileira nos amistosos contra a Inglaterra, no dia 14, e contra Omã, três dias depois.
O meia Carlos Eduardo, do alemão Hoffenheim, e os laterais-esquerdos Fábio Aurélio (Liverpool) e Michel Bastos (Lyon) são as outras novidades.
Só foram chamados atletas que atuam no exterior. "Isso já estava na nossa programação. Estamos na reta final do Brasileiro e decidimos não desfalcar nenhuma equipe", afirmou Dunga. Segundo ele, nenhum clube brasileiro pediu a não convocação de seus atletas.
Os dois jogos serão no Oriente Médio -o primeiro em Doha, no Qatar, e o outro em Mascate, cidade de Omã.
Nascido em Campina Grande (PB), Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, 23, ganhou o apelido ainda criança, porque gostava do personagem e já tinha porte físico avantajado (hoje tem 1,80 m e 75 kg).
Revelado em 2004 pelo Vitória-BA, ele inicialmente jogava na lateral esquerda. Em 2005, já como atacante, transferiu-se para o futebol japonês, no qual defendeu três clubes. Em julho de 2008, o Porto contratou Hulk por 5,5 milhões.
"Nós o acompanhamos desde o ano passado, ele vinha se destacando no Campeonato Português e na Copa dos Campeões. Neste ano, manteve o mesmo nível e surgiu uma oportunidade de trazê-lo. Ele tem características diferentes daqueles que nós temos no grupo. É uma oportunidade de conhecê-lo", disse Dunga.
O técnico declarou que optou pelas novidades para testar o maior número de atletas antes de definir a seleção para a Copa do Mundo da África do Sul. "Quero observar até o último momento. Até a Copa, muita coisa pode acontecer."
Carlos Eduardo, 22, jogou pelo Grêmio até 2007, quando se transferiu para a Alemanha.
Para a lateral esquerda, Dunga chamou dois novatos na seleção com ele, deixando André Santos, que vinha sendo seu titular nos últimos meses, fora.
Michel Bastos, 26, defendeu Pelotas-RS, Figueirense, Grêmio e Atlético-PR antes de ir para a França, em 2006. Além da lateral, ele também joga no meio e no ataque. "É um jogador versátil, que pode jogar em diversas posições", disse Dunga. Sobre o ex-são-paulino Fábio Aurélio, 30, que joga no futebol inglês, o técnico disse que "é um jogador que sabe marcar e jogar mais à frente, e estamos trazendo-o para observar e ter um leque maior de opções".


Texto Anterior: Na teoria, Atlético-MG tem caminho mais difícil
Próximo Texto: Baleados: Treinador faz opção por jogadores em fase de recuperação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.