São Paulo, Domingo, 28 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Técnico Paulo César Carpegiani evita divulgar equipe para não dar subsídios para corintianos
São Paulo inspira-se na "garra" do rival

ALEXANDRE GIMENEZ
da Reportagem Local

Os termos ""garra e determinação" -frequentemente usados pelos corintianos- foram definitivamente apropriados pelos jogadores do São Paulo. Hoje à noite, às 18h30, no Morumbi, os são-paulinos querem usar a ""nova postura" para obterem um bom resultado na primeira partida da série semifinal entre as equipes.
Como o Corinthians fez uma campanha superior na fase de classificação do Campeonato Brasileiro, o time tem a vantagem de jogar por três empates. Uma vitória do São Paulo, porém, daria para o time a possibilidade de empatar os jogos restantes da série.
""A raça faz parte de uma grande equipe e pode acabar sendo a marca do nosso time neste Brasileiro", afirmou o goleiro Rogério.
A ""garra" foi incorporada definitivamente ao vocabulário são-paulino após a série de quartas-de-final, contra a Ponte Preta.
No primeiro jogo do confronto, o São Paulo venceu por 3 a 2 após estar sendo derrotado por 2 a 0. Depois de ser superado na segunda partida, a equipe se classificou para as semifinais batendo a Ponte, em Campinas, por 3 a 2, com um jogador a menos.
""Soubemos nos adaptar rapidamente às condições que tivemos que enfrentar contra a Ponte, como gramado ruim, por exemplo", afirmou o meia Raí.
O ""poder de adaptação" do São Paulo fez o time mudar a sua postura no mata-mata. Na fase de classificação, por exemplo, o time cometeu uma média de 28,9 faltas por jogo. Nas quartas-de-final, esse índice subiu para 35.
Com isso, passou a fazer mais desarmes: média de 155,7, contra 132,2 na fase de classificação.
Como nem tudo é perfeito, o time passou a errar mais passes. A equipe teve o melhor desempenho do torneio na primeira fase -eficiência de 83,8% nos 414 passes trocados. Porém caiu para 75,5% no mata-mata.
O time passou também a perder mais bolas -52 contra 42. A eficiência nas finalizações também piorou -37,3% contra 33,3%. Com isso, o número médio de assistências baixou de três para duas por partida.
""Algumas vezes, não dá para se contar apenas o lado tático numa partida. Você precisa buscar algo mais, mesmo quando você está completamente exausto", afirmou o volante Jorginho.

Mistério
Preocupado em não dar subsídios para o técnico corintiano Oswaldo de Oliveira armar a sua equipe, o técnico Paulo César Carpegiani tentou ao máximo esconder a escalação da sua equipe.
Para isso, até recusou-se a dar entrevistas após o treinamento da última sexta-feira. Na movimentação, realizada no estádio do Morumbi, o treinador simulou as opções que tem à sua disposição para a partida de hoje à noite.
""Não quero dar nenhuma pista. Eu, por exemplo, quando não sei a escalação correta do adversário, tenho mais dificuldades de instruir meus jogadores sobre o rival. Sou uma pessoa muito sincera, um cara franco. Não consigo esconder as coisas", disse o treinador, na quinta-feira, quando decretou a sua ""greve de silêncio".
O mistério de Carpegiani surgiu por causa das dificuldades em escalar o lado direito da sua equipe.
O lateral-direito Ânderson, suspenso com cinco cartões amarelos, e o meia Vágner, expulso contra a Ponte Preta, estão fora.
Com os desfalques, o técnico Carpegiani irá utilizar uma formação com três zagueiros.
O volante Edmílson será improvisado na ala direita, com a possibilidade de revezar-se com Jorginho no setor. Souza entra na equipe no lugar de Vágner.
Recuperado de uma contusão em seu tornozelo direito, o atacante França ainda não foi confirmado na equipe titular. As opções para o setor são a manutenção de Jaques -titular contra a Ponte- e Raí. Se Carpegiani optar por Raí no ataque, Fabiano será escalado no meio-campo. "Ele (Carpegiani) só fala o time para nós três horas antes do jogo. Você dorme titular e acorda reserva", disse o Fabiano, que atuou entre os titulares no treino de sexta-feira.


Texto Anterior: Autoridade deixa Rincón surpreso
Próximo Texto: Raí exige partilhar emoções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.