São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Problemas em casa

Corinthians joga no Pacaembu, que foi palco de fracassos do time e de seus rivais em 2010

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians, único clube paulistano com chance de se sagrar campeão ainda em 2010, faz hoje sua última partida da temporada em casa.
Vice-líder do Campeonato Brasileiro com 64 pontos, a equipe precisa vencer o Vasco para continuar na luta pelo título. O Fluminense, com um ponto a mais, enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri.
Será a despedida do time do Pacaembu, estádio que foi palco e símbolo de um ano até aqui muito ruim para os clubes da capital paulista.
Foi no Pacaembu que o time viu ruir seu grande projeto para o ano do centenário. Após ter feito a melhor campanha da primeira fase da Taça Libertadores, o Corinthians de Mano Menezes foi eliminado por um Flamengo em crise nas oitavas de final.
O Palmeiras não fez melhor. Sem estádio por causa da reforma do Parque Antarctica, recorreu ao Pacaembu para jogar a Copa Sul- -Americana, que virou "obsessão" tanto quanto a Libertadores para o Corinthians.
Sete meses depois de abrigar o fracasso corintiano, o estádio municipal foi palco do vexame palmeirense. A eliminação para o Goiás, na semana passada, custou ao clube a última chance de título de uma década perdida.
Para o São Paulo, 2010 também será um ano a ser esquecido. O clube termina a segunda temporada seguida sem títulos. E não conseguiu vaga para a Libertadores pela primeira vez em sete anos.
Nas três visitas que fez ao Pacaembu, perdeu duas vezes para o Corinthians e ganhou do Palmeiras por 2 a 0.
Nem o Campeonato Paulista deste ano, cuja final ocorreu no Pacaembu, serviu para consagrar um clube paulistano. Na decisão, o Santos bateu o Santo André.
A última vez que o "trio de ferro" (Corinthians, Palmeiras e São Paulo) atravessou um ano inteiro sem títulos foi em 2004, quando o São Caetano ganhou o Estadual, o Santo André, a Copa do Brasil, e o Santos levou o troféu do Campeonato Brasileiro.
Depois de jogar contra o Vasco hoje, o Corinthians visita o Goiás na última rodada. "Não acabou. Ainda vai acontecer muita coisa nessas duas rodadas", disse o lateral esquerdo Roberto Carlos, durante a semana passada.
Curioso é que, para salvar o ano do trio de ferro, o Corinthians precisou -e ainda precisa- da ajuda dos rivais.

CORINTHIANS
Júlio César; Alessandro, William, Chicão e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Danilo e Bruno César; Dentinho e Jorge Henrique
T.: Tite

VASCO
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Douglas e Ramon; Renato Augusto, Rômulo, Allan e Carlos Alberto; Eder Luis e Zé Roberto.
T.: PC Gusmão

Estádio: Pacaembu
Horário: 17h
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Sem Ronaldo pela primeira vez, Tite aposta em escalação rara
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.