São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Até Pequim, seleção olímpica imita 2002

Grupo deve chegar três dias antes da abertura dos Jogos

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A seleção olímpica fará duas escalas antes de desembarcar na China para a disputa dos Jogos. Para reduzir os efeitos do fuso horário nos atletas -são 12 horas de diferença de Brasília para Pequim-, o técnico Dunga vai preparar os convocados fora do país. O embarque será no dia 18 de julho.
A primeira parada da delegação será na Europa. O país anfitrião ainda não foi definido. Várias cidades já enviaram propostas para a CBF. Uma semana depois, os jogadores seguirão para a Ásia. A princípio, a equipe que vai tentar a inédita medalha de ouro olímpica treinará em território japonês.
Pela previsão da comissão técnica, a seleção chegará à China cerca de três dias antes do início do torneio. O campeonato olímpico começa em 6 de agosto, dois dias antes da abertura dos Jogos em Pequim.
A programação olímpica é semelhante à do Mundial de 2002, disputado também na Ásia. Antes de o time desembarcar na Coréia do Sul, Luiz Felipe Scolari treinou os jogadores uma semana na Espanha e outra mais na Malásia.
No período, o time fez dois jogos: contra a seleção da Catalunha e diante dos malasianos.
Na preparação para Pequim, a seleção deverá também jogar nas cidades em que fará escalas. Mesmo assim, nenhum adversário foi confirmado.
A seleção olímpica fez apenas um amistoso até agora. No início do mês, a equipe formada basicamente por atletas que atuam no país -Alexandre Pato era o único que jogava na Europa- perdeu para a seleção dos melhores do Brasileiro-07, por 3 a 0, no Engenhão.
Poucos jogadores que atuaram no amistoso serão aproveitados. O time olímpico contará com vários atletas que jogam fora do Brasil. Além de Pato, o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, o volante Lucas, do Liverpool, e o meia Diego, do Werder Bremen, estão praticamente garantidos em Pequim.
Dunga já disse que pretende contar com três jogadores acima de 23 anos, limite permitido na Olimpíada. No total, ele chamará 18 atletas para a disputa.
O técnico foi confirmado em novembro para comandar o time olímpico. Em 1984, Dunga ficou com a medalha de prata nos Jogos de Los Angeles.


Texto Anterior: Ágio: Evento já desperta cobiça de cambista
Próximo Texto: Cru: Agenda vê ausência de amistosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.