São Paulo, segunda, 28 de dezembro de 1998

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FUTEBOL
Empresa diz que mudou estratégia, mas saída pode estar ligada à "inflação" do clube após o título nacional
Embratel deixa o Corinthians em 99

MAÉRCIO SANTAMARINA
ROBERTO DIAS
da Reportagem Local

A Embratel não continuará patrocinando o Corinthians no ano que vem.
Segundo o presidente da empresa, Dilio Sergio Penedo, a decisão ocorre devido a uma mudança na estratégia de marketing. "Não patrocinaremos mais futebol", afirmou o presidente da Embratel.
Apesar de a empresa creditar sua saída do Corinthians a uma mudança estratégica, a decisão pode estar ligada também à "auto-inflação" do campeão brasileiro.
Após a conquista do título, na quarta-feira da semana passada, dirigentes corintianos manifestaram intenção de exigir mais dinheiro nos contratos do clube.
"O produto passou a ser outro depois da faixa de campeão", disse Luiz Henrique de Menezes, diretor de futebol do Corinthians.
Só no primeiro semestre de 99, o time paulista disputará três torneios importantes: a Taça Libertadores, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
"Não estava sabendo dessa posição da Embratel. Acredito que eles tenham tomado a decisão devido à política da empresa, não por causa do retorno nas finais, do qual eu tenho certeza de que eles ficaram satisfeitos", disse Alberto Dualib, presidente do Corinthians.
Segundo Dualib, já há outras empresas interessadas em expor a marca na camisa do time paulista. "O futuro patrocinador deve ser apresentado no início de janeiro", disse o presidente corintiano.
O contrato da Embratel com o Corinthians durou apenas os três jogos da decisão do Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro (nos dias 13, 20 e 23 últimos).
A empresa assumiu o espaço que o Excel ocupava na camisa do time paulista -o banco desapareceu um dia após o primeiro jogo entre Corinthians e Cruzeiro, dando lugar ao espanhol Bilbao Vizcaya, que assumiu seu controle.
O Bilbao pretende deixar o marketing esportivo. E, na opinião do banco, a exibição do nome Excel na camisa corintiana, ao mesmo tempo em que desaparecia das agências, poderia causar confusão.
Assim, o Bilbao decidiu alugar o espaço da camisa durante as finais.
O acerto com a Embratel foi intermediado com o banco Icatu, que assumirá a gestão financeira do departamento de futebol do clube no próximo ano.
A empresa pagou R$ 800 mil para aparecer na camisa do time paulista nos três jogos. O valor teria sido dividido igualmente entre clube e Bilbao.
À época, a negociação foi tumultuada, já que o Corinthians e o Bilbao não se entendiam sobre o valor que caberia a cada um.
O acordo acabou sendo anunciado somente na antevéspera da primeira partida com o Cruzeiro. Com isso, não houve tempo de ser feita uma nova camisa para o jogo -e o nome da Embratel acabou sendo colocado sobre o do Excel.
² Estratégia
Além de desistir do Corinthians, a Embratel pode também deixar outros esportes que patrocina atualmente.
"Nossa participação no esporte está sendo reexaminada. Os patrocínios estão em avaliação", afirmou Penedo.
A Embratel é uma das empresas estatais que foram privatizadas neste ano pelo governo Fernando Henrique Cardoso.
Comprada pela norte-americana MCI, a Embratel, que antes pertencia ao sistema Telebrás, detém, por enquanto, o monopólio das comunicações de longa distância no Brasil.
Atualmente, a empresa patrocina o judoca Aurélio Miguel, medalha de ouro em Seul-88.
Nos últimos Jogos, em Atlanta, em 96, a Embratel patrocinou o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) com R$ 4 milhões.
A Embratel apoiou também a equipe brasileira de judô, com mais R$ 500 mil.
² Luxemburgo
O técnico corintiano deverá embarcar amanhã para os EUA, de férias. A viagem, que estava marcada para a última quinta-feira, acabou sendo adiada devido a problemas com a passagem.



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