São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra declara ser quase certa a abertura da Copa-2014 em SP

Fifa começa amanhã vistoria às 17 cidades-candidatas a sedes do Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao lado do presidente da Fifa, Joseph Blatter, o governador José Serra afirmou ontem que é "praticamente certo" que a cidade de São Paulo receba o jogo de abertura da Copa-14.
Ele recebeu Blatter em almoço no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, os presidentes da CBF, Ricardo Teixeira, da FPF, Marco Polo Del Nero, e do São Paulo, Juvenal Juvêncio, além do governador do Amazonas, Eduardo Braga, de Pelé e de secretários municipais e estaduais.
Após o encontro, que durou cerca de uma hora e 30 minutos, Serra afirmou que Blatter "admira" a cidade, deixou o protocolo de lado e assegurou o Morumbi como o estádio que abrirá o Mundial-14. "É praticamente certo, eu sinto isso. A proposta de São Paulo foi muito elogiada pela Fifa. E, como sugeri, a final deve ser no Rio. Temos que dar desconto por 1950 e ganhar no Maracanã."
Amanhã, comissários da Fifa iniciam a vistoria das 17 cidades que disputam as 12 sedes que irão abrigar a Copa-2014. O anúncio das escolhidas será em março. Hoje, o presidente Lula recebe Blatter em Brasília.
O suíço elogiou o país, mas sem entrar no mérito das cidades escolhidas. "Vamos, finalmente, depois de 1950, dar a oportunidade a este país, que é mais que um país, que é um subcontinente, cinco vezes campeão do mundo, de representar, em 12 cidades diferentes, a Copa de 2014", afirmou.
"Neste momento, em que o mundo está afetado por uma crise econômica, o que precisamos mais neste mundo do que emoções? E o que proporciona mais emoção do que o futebol?", falou Blatter, que, após o almoço, fez uma visita ao Museu do Futebol, no Pacaembu.
O otimismo de Serra em relação à escolha de São Paulo para a abertura do Mundial fez eco em Juvenal Juvêncio. "São Paulo, Rio e Morumbi nos parece completamente definidos, mas não há um documento formal", disse o são-paulino.
O presidente da CBF e do comitê organizador da Copa-14, Ricardo Teixeira, disse que a Fifa escolherá as cidades. Mas, depois, o comitê pode definir que jogos cada cidade abrigará. "A medida em que as coisas ocorrerem, o comitê, preposto da Fifa, decidirá o que for mais conveniente. Vocês conhecem São Paulo e seu poderio. Deve ser uma das sedes, mas não há nada sobre a abertura." (EAR)


Texto Anterior: Juca Kfouri: Lula e Mané Garrincha
Próximo Texto: Revolta: Cartola faz críticas a italianos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.