São Paulo, terça-feira, 29 de março de 2011

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F-1

Novidade, asa traseira móvel vira decepção

FIA
reverá sistema que facilita ultrapassagens


TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE

A grande expectativa gerada pela implantação da asa traseira móvel para tentar aumentar as ultrapassagens na F-1 acabou em frustração.
Em Melbourne, onde o atual campeão da categoria, Sebastian Vettel, venceu a primeira prova do Mundial, a maioria dos pilotos questionou a eficiência da inovação.
Por isso, a FIA disse que irá reavaliar o sistema após o GP da China, em 17 de abril.
"É fato que a efetividade do sistema durante o GP da Austrália não foi ideal", declarou Charlie Whiting, inspetor técnico da FIA.
A novidade, que na corrida pode ser acionada em um local específico -por meio de um botão no volante- e só se o piloto estiver a menos de um segundo de quem quer ultrapassar, permite ganho de aproximadamente 10 km/h a 12 km/h na reta.
"Talvez o problema tenha sido o fato de a reta [em que o sistema era permitido] ser muito curta, e a curva que a antecedia, muito veloz. Vamos ver o que acontece na Malásia e na China e, então, adaptaremos o que for necessário", declarou Whiting.
Os pilotos não demonstraram muita empolgação com a novidade. "Acho que o lugar que deixaram a gente usar não é o melhor para se ultrapassar", disse Vettel.
Já Fernando Alonso, da Ferrari, foi mais descrente. "A asa móvel até ajuda, mas é preciso estar muito mais veloz que o outro carro para fazer diferença. Continuo dizendo que ultrapassagem fácil na F-1 nunca vai existir."


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