São Paulo, quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COPA SUL-AMERICANA

Libertadores dá força a torneio desprezado

DA REPORTAGEM LOCAL

Torneio antes desprezado pelos principais times do Brasil, a Copa Sul-Americana agora deve entrar na lista de "prioridades da temporada". Ontem, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) confirmou que a próxima edição do evento renderá ao campeão uma vaga na Libertadores da temporada seguinte.
O objetivo da entidade é valorizar a Sul-Americana, normalmente relegada a segundo plano pelos clubes, que preservam os jogadores titulares para suas ligas nacionais.
Outra novidade anunciada foi o aumento do número de competidores. Serão oito novas vagas no torneio continental.
Essa ampliação, no entanto, não altera a participação brasileira. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que só tinham duas equipes, são os beneficiados. Brasil, com oito times, e Argentina, com seis, dominam as vagas.
Até hoje, o Internacional foi o único brasileiro a vencer a Sul-Americana, em 2008, diante do argentino Estudiantes. Na edição passada, o Fluminense chegou à decisão, mas perdeu uma final conturbada para a LDU, do Equador.
A próxima edição será disputada entre 4 de agosto e 8 de dezembro. Os duelos brasileiros já foram definidos: Palmeiras x Vitória, Avaí x Santos, Atlético-MG x Grêmio Prudente e Grêmio x Goiás.
Assim, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Grêmio e Vitória terão três chances neste ano para chegar à Libertadores: além da Sul- -Americana e do Brasileiro, esses times ainda disputam a Copa do Brasil.



Texto Anterior: Rival curte ascensão entre os grandes
Próximo Texto: Barcelona e Messi param na Inter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.