São Paulo, quinta, 29 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Clube faz acordo com empresa norte-americana de investimentos, que assume a gerência do departamento
Corinthians vende o controle do futebol

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
ROBERTO DIAS
da Reportagem Local

O Corinthians decidiu abrir mão do controle de seu departamento de futebol, transferindo-o para a empresa norte-americana Hicks, Muse, Tate & Furst Incorporated.
A direção do clube paulista e a "Hicks Muse", como é chamada a empresa especialista em investimentos diretos de capital privado, anunciaram ontem que estão formando a Corinthians Licenciamento Ltda., que gerenciará o atual campeão brasileiro.
Na constituição da Corinthians Licenciamento, a Hicks Muse fica com 85% das cotas, enquanto que o clube detém os 15% restantes.
A empresa de investimentos, com sede em Dallas, nos Estados Unidos, e escritórios em Nova York, Londres, Cidade do México e Buenos Aires, será a responsável pela administração de todas as receitas e despesas do departamento.
No primeiro ano, investirá R$ 28 milhões para que o Corinthians quite suas dívidas, além de aproximadamente R$ 25 milhões destinados à folha de pagamentos.
As compras de jogadores também ficarão por conta dos norte-americanos. Nas vendas dos atletas, a Hicks Muse ficará com 85% do lucro, o Corinthians, com 15%.
As demais receitas, como bilheterias, cotas por jogos amistosos, publicidade na camisa e contratos de TV, também são da empresa.
Para o presidente Alberto Dualib, do Corinthians, embora todas as operações comerciais fiquem por conta da Hicks Muse, "a autonomia do departamento de futebol está mantida".
Mas Cesar Baez, um dos sócios da empresa norte-americana, deixou claro que nomeará um diretor de operações esportivas para participar do dia-a-dia do clube e que só serão contratados jogadores que forem considerados de interesse para a Hicks Muse.
"Eles serão consultados (na hora de contratar jogadores), mas a palavra final é de quem estará fazendo o investimento", disse Baez.
O empresário J. Hawilla, que intermediou a negociação, chegou a dizer que Dualib agora pode descansar, ficando em casa de segunda a sexta, saindo apenas aos domingos, como torcedor, para ver os jogos do Corinthians.
Na administração do futebol, a Hicks Muse contará com a estrutura da Muller Sports Group, subsidiária da empresa, especializada em gestão de negócios esportivos.
"Na Corinthians Licenciamento, haverá um diretor de marketing subordinado à empresa do Roberto Muller, um financeiro, um de operações esportivas, enfim, toda uma estrutura para administrar o futebol", disse Hawilla, dono da Traffic, agência de marketing esportivo que, apesar de ter sido responsável pela aproximação entre as partes, não terá participação na nova empresa.
Segundo Roberto Muller, dono da Muller Sports Group, a Corinthians Licenciamento começará funcionando no Parque São Jorge, mas, dentro de dois meses, já terá montado escritório em São Paulo, fora do clube.
"Apesar de estarmos assumindo o futebol, a torcida pode ficar tranquila, porque todos temos o mesmo objetivo: fazer do Corinthians um time de primeira."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.