São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Divisão de países aconteceu depois da 2ª Guerra Mundial

DO ENVIADO A SEUL

A divisão da península coreana foi estabelecida após o final da Segunda Guerra Mundial. Os EUA e a União Soviética dividiram o controle do lugar. Os norte-americanos ocuparam a região ao sul do paralelo 38, e os soviéticos tomaram a parte que ficava acima.
A situação, que deveria ser provisória, acabou por se tornar permanente devido a desacordos entre as potências.
Em junho de 1950, divisões do Exército do norte invadiram o vizinho, dando início à Guerra da Coréia. A luta, um dos confrontos mais "quentes" da Guerra Fria, durou até 1953, quando foi assinado um armistício. Até hoje, do ponto de vista legal, a guerra não acabou. Não há tratado de paz.
Foi criada uma zona desmilitarizada ao largo do paralelo 38, região que hoje abriga uma natureza bastante preservada -já que pouca gente se atreve a pôr os pés lá, dada a quantidade de minas no solo.
A partir daí, os dois países tomaram caminhos muito diferentes. Os sul-coreanos optaram por uma economia capitalista e, após muito tempo, chegaram a um regime democrático, com a realização de eleições para presidente.
Já parte norte instalou um socialismo "adaptado", à sua maneira, como gosta de dizer. Seu sistema político gravita em torno do líder Kim Jong-il, que comanda com mão-de-ferro um dos regimes mais fechados do mundo. (RD)


Texto Anterior: Até plano de reunir líderes asiáticos fracassa
Próximo Texto: Bola Rasteira: David Beckham treina hoje e deve jogar na estréia da Inglaterra contra a Suécia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.