São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rival de Blatter desiste de candidatura à presidência

FIFA
Qatariano, que também depõe hoje no Comitê de Ética, diz estar decepcionado


DE SÃO PAULO

Mohamed Bin Hammam retirou sua candidatura à eleição para presidente da Fifa após acusações de corrupção durante sua campanha. O pleito está marcado para o dia 1º de junho, quarta-feira.
O qatariano, único oponente do suíço Joseph Blatter, que concorre à reeleição, é acusado de oferecer dinheiro a representantes de federações do Caribe em troca de votos. Bin Hammam integra o Comitê-Executivo da Fifa.
"Fatos recentes me deixaram ferido e decepcionado, tanto em um nível pessoal como profissional", escreveu o cartola de 61 anos ontem, em seu site da internet.
Presidente da Confederação Asiática de Futebol, Bin Hammam disse que a rivalidade com Blatter provocou uma guerra que acabou por prejudicar a imagem da Fifa.
"Não posso admitir que o nome da Fifa, ao qual eu me sinto tão unido, caia por terra por causa da rivalidade entre duas pessoas", declarou.
"Fico triste que as causas que defendo e em que acredito tenham um preço tão alto: a degradação da reputação da Fifa. Não era isso que eu tinha em mente", completou.
Ao lado de Jack Warner, vice-presidente da entidade, Bin Hammam reuniu-se no início do mês com 25 membros de federações caribenhas em Trinidad e Tobago, país de Warner.
Houve relatos de que Warner oferecera US$ 40 mil (R$ 65 mil) aos representantes das federações nacionais em nome do árabe.
Bin Hammam, Warner e Blatter foram chamados a prestar esclarecimentos ao Comitê de Ética da Fifa, hoje.
O suíço não compareceu à final da Copa dos Campeões entre Barcelona e Manchester United, em Londres.
Ontem, Warner já previa, antes da desistência de Bin Hammam, dias turbulentos para a entidade. "Um tsunami futebolístico vai bater na Fifa", declarou o cartola.


Texto Anterior: 2014: Após ameaça da Fifa, Alckmin e Kassab não vão a debate esportivo
Próximo Texto: Cidade promete bons preços em hotéis e bilhetes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.