UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Contra Fluminense, no Pacaembu, time de Geninho procura quebrar escrita de vencer só nanicos neste Brasileiro

Corinthians busca 1º triunfo em clássico

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Ganhar de adversários pequenos e tropeçar nos grandes virou a marca registrada do Corinthians neste Campeonato Brasileiro.
Para acabar com o jejum de três jogos sem vencer, o time comandado por Geninho terá de quebrar essa rotina hoje, contra o Fluminense, às 16h, no Pacaembu.
Das cinco vitórias corintianas na competição, nenhuma foi num clássico nacional. Dos cinco derrotados, nenhum tem no currículo ao menos um título brasileiro.
Criciúma, Vitória, Paysandu, Fortaleza e Juventude são os times que sentiram o sabor da derrota diante do Corinthians.
A equipe de Geninho não bateu nenhum dos melhores da edição atual. As vitórias foram sobre times que se espalhavam entre a 14ª e a 22ª posição, ao final da 14ª rodada, no domingo passado.
O Corinthians perdeu os clássicos com Internacional, São Paulo e Atlético-MG, além do jogo com o São Caetano. Todos eles terminaram a última rodada entre os oito melhores da competição.
Dos quatro times que bateram o clube do Parque São Jorge, só o São Caetano nunca foi campeão nacional, mas tem dois vices.
O adversário de hoje conquistou o título em 1984. "Vencer uma equipe grande vai nos dar confiança. As vitórias sobre os pequenos são previsíveis", disse Gil.
Ele e seus companheiros ainda não ganharam de uma equipe que tenha mais pontos que o Corinthians no campeonato.
Pelo menos esse não é o caso do Fluminense. O time de Romário tem 19 pontos, um a menos do que os corintianos somaram.
Porém a equipe do Rio de Janeiro tem sido imbatível contra o Corinthians no Pacaembu. Nos últimos quatro encontros no estádio, os paulistas amargaram três derrotas e conseguiram só um empate. A última vitória dos corintianos contra o Fluminense no Pacaembu foi em maio de 1992, por 1 a 0, pelo Brasileiro.
Para reencontrar a vitória e afastar a crise do clube, Geninho conta com a volta dos três jogadores que estavam na seleção brasileira. Fábio Luciano, Kléber e Gil retornaram aos treinos na quinta-feira e estão escalados.
"É bom ter um time que está acostumado a jogar junto. Além disso, voltamos a ter o nosso forte lado esquerdo, com o Kléber e o Gil", declarou Geninho.
Ele manteve o volante Pingo como titular, com Fabrício na reserva. "Vai atuar o jogador que está marcando mais e ajudando mais o nosso ataque", justificou.
O treinador e os jogadores dizem não temer a pressão da torcida durante o jogo desta tarde. No empate de 3 a 3 diante da Ponte Preta, no domingo anterior, os torcedores protestaram, principalmente contra a diretoria.
"Essa pressão faz parte do nosso trabalho. A nossa torcida se acostumou a vencer, a conquistar títulos. Por isso, não aceita três jogos sem vitórias", afirmou o técnico.
Ele disse que não torce para os primeiros colocados da competição serem derrotados. "Não é preciso. Num campeonato longo, todos vão tropeçar. Então não precisamos nos preocupar com os outros, mas temos que vencer."


NA TV - Globo e Record, ao vivo, às 16h (menos para São Paulo)


Texto Anterior: Arbitragem passa batom para apitar em Campinas
Próximo Texto: Time faz menos faltas, mas leva mais amarelos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.