São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha é a campeã das folgas no Mundial

Se enfrentar a Ucrânia na semifinal, donos da casa chegarão à partida com o total de 20 dias sem jogar, contra 15 do adversário

LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o fator "time descansado" pesar para definir os sobreviventes numa Copa, a Alemanha é a maior favorita ao título.
Pela elaboração da tabela, a equipe do país anfitrião é a que terá mais dias para recuperar seus jogadores entre seus jogos da Copa. Se chegarem à final, os alemães terão folgado, ao todo, 24 dias durante o torneio.
Por ter estreado no primeiro dia da Copa e ter acabado a fase de grupos antes da maioria dos rivais classificados para as quartas-de-final, o time de Jürgen Klinsmann foi beneficiado.
Tanto que o treinador pôde se dar ao luxo de "presentear" a equipe com dois dias de folga após a vitória sobre a Suécia (2 a 0) nas oitavas-de-final.
O Brasil, por exemplo, não deu repouso aos atletas que atuaram no mata-mata. Ontem, nem quem atuou na vitória sobre Gana por 3 a 0 ficou livre -esse grupo se exercitou no hotel, enquanto os suplentes treinaram normalmente. Mesmo assim, ainda terá um dia a mais que os franceses, rivais do confronto de sábado.
Se a equipe pentacampeã cruzar com os alemães na final, chegará à partida decisiva com 21 dias de intervalo entre seus jogos. A Alemanha terá 24.
A maior distorção, porém, será num eventual confronto entre alemães e ucranianos por uma vaga na decisão.
Como a Ucrânia estreou na Copa no dia em que os alemães já fizeram sua segunda partida, o tempo livre entre os jogos dos debutantes ficou mais curto.
Se houver o choque, os anfitriões chegarão a ele com 20 dias sem jogar desde o início da Copa, contra 15 do rival.
Entre os sobreviventes, Ucrânia e Argentina são as únicas equipes que tiveram apenas dois dias de inatividade entre o encerramento da fase de grupos e o primeiro mata-mata.


Texto Anterior: Provocação: Bandeira dá "adiós" a time
Próximo Texto: Como em 90: Uniformes de cores iguais aos da decisão animam alemães mais supersticiosos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.