São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras põe o limite de Luxemburgo à prova

Contra o Náutico, time pode ficar pela 1ª vez entre os 4 melhores do Brasileiro

Treinador jamais ficou mais de sete rodadas fora da zona da Libertadores quando venceu dois Nacionais no sistema de pontos corridos

Fernando Pilatos/Gazeta Press
O zagueiro Gladstone, que fará hoje sua estréia pelo Palmeiras, faz exercício em treinamento da equipe na Academia de Futebol

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico mais vencedor em campeonatos brasileiros terá seu limite testado nesta noite no Parque Antarctica. Ao iniciar a partida contra o Náutico, hoje, às 18h20, Vanderlei Luxemburgo pode, pela primeira vez nesta edição do Nacional, figurar entre os quatro primeiros colocados no campeonato.
Após sete rodadas, o seu Palmeiras, quinto colocado, ainda não figurou nas posições que asseguram vaga à Libertadores. Esse é o número máximo de jornadas em que Luxemburgo, cinco vezes campeão brasileiro, ficou fora do top 4 nas duas vezes em que ergueu a taça no sistema de pontos corridos.
Na primeira, em 2003, o Cruzeiro da marca histórica de cem pontos e campeão com duas rodadas de antecedência ficou somente uma rodada fora da zona de classificação. No ano seguinte, com o Santos de Robinho e companhia, Luxemburgo foi um pouco mais modesto. Ficou fora dos quatro primeiros em sete jornadas, o mesmo número desta temporada.
Até por já ter atingido seu limite fora da zona dos melhores do torneio, Luxemburgo não se empolga com o melhor início de campanha de sua equipe na era dos pontos corridos. Em sete jogos, o Palmeiras fez 13 pontos, o que lhe dá um aproveitamento de 62%.
Por isso, traça como meta para o título do clube neste ano o percentual de 75%, jamais atingido pelos outros campeões no atual sistema.
"Com esse porcentual, nós seríamos campeões. E se ninguém conseguiu ainda, é porque com ele nós vamos ser campeões", afirmou.
"A maior motivação de qualquer jogador é estar sempre em busca de conquistas, e o Palmeiras oferece isso. Não vamos brigar por vaga Libertadores, temos que pensar em ganhar."
Um alento para alcançar essa marca é a performance em casa. No Parque Antarctica, o aproveitamento palmeirense também é recorde -87%.
"Só os outros gostaram desse aproveitamento. Para mim está ruim. Se o campeonato terminasse agora, nem Libertadores pegaríamos", reclamou Luxemburgo. "Tem que ter um percentual bom, todo mundo sabe que eu cobro isso. Já perdemos pontos bobos e agora temos que correr atrás", disse ele, referindo-se às derrotas para Coritiba e Sport e ao empate contra a Portuguesa.
O atual campeão paulista enfrentará hoje justamente o quarto colocado no torneio, que tem 14 pontos, dois a menos que Flamengo, Grêmio e Cruzeiro, os três primeiros.
O zagueiro Henrique, vendido para o Barcelona, desfalca a equipe. O lateral-esquerdo Leandro, que passou a semana gripado, é dúvida para o jogo.


NA TV - Palmeiras x Náutico Sportv (menos para SP), ao vivo, a partir das 18h20



Texto Anterior: Réu: Rodrigo Souto diz que não se dopou
Próximo Texto: Atrás: Rival deve ter só um atacante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.