São Paulo, segunda-feira, 29 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians põe lateral para dormir

Time readaptará André Santos ao fuso para pegar Inter, que conseguiu antecipar volta de Nilmar e Kléber

PAULO GALDIERI
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

Enquanto André Santos participava como titular da seleção brasileira da final da Copa das Confederações, o Corinthians já tinha montado sua estratégia para contar com seu lateral-esquerdo nas melhores condições físicas possíveis na decisão da Copa do Brasil.
A comissão técnica pretende usar a cama como principal aliado para ter seu titular durante o maior período de tempo possível no confronto de quarta-feira, no Beira-Rio.
A recomendação do preparador físico do Corinthians, Walmir Cruz, é que o atleta durma o máximo que puder até quarta.
Isso porque a maior preocupação com relação a André Santos é conseguir fazê-lo voltar ao fuso horário brasileiro. Como a África do Sul está cinco horas à frente do Brasil, o horário do início da partida contra o Inter (21h50) seria o equivalente ao meio da madrugada no fuso a que André se acostumou nas últimas duas semanas.
"A gente precisa colocar ele em sintonia. Vou tentar colocá-lo em condição normal de sono para que ele esteja bem [na partida de quarta]", disse Cruz.
O preparador físico, no entanto, afirma que o ideal seria uma readaptação gradual. "O correto é que, para cada hora [a mais], seja necessário um dia para se recuperar. Cinco dias seria o normal, mas a gente vai tentar fazer ele recuperar isso, talvez pondo ele para dormir pelo menos uma tarde inteira."
Se a falta de descanso é vista como um problema, o condicionamento físico do lateral não está na pauta das preocupações da comissão técnica.
"Ele tem jogado com a seleção. Isso ajuda bastante. O que acontece muito é que quem só treina tem até melhor condição física do que quem é titular. Mas quem joga faz movimentos específicos que só acontecem em um jogo", afirma o preparador físico do Corinthians.
A chegada de André Santos a Curitiba, para se juntar à delegação do Corinthians, está prevista para amanhã.
Nesse ponto, o Internacional leva vantagem sobre o Corinthians. A equipe gaúcha montou um esquema especial para que Nilmar e Kléber, que também participaram da Copa das Confederações, juntem-se ao elenco mais rapidamente.
A diretoria do Inter fretou um avião para conduzi-los ainda hoje até Porto Alegre. A previsão do Inter é tê-los com a equipe no Beira-Rio no máximo até o início da tarde.
No Corinthians, outro jogador que requer cuidados especiais é Ronaldo, que ainda não está no mesmo nível das finais do Paulista. "Mas eu vejo evolução. Contra o Goiás, ele estava ruim. Diante do Inter, na primeira partida, já foi melhor. E, contra o São Paulo, eu o vi muito bem em campo", disse Cruz.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Barueri: Pedrão, artilheiro do Brasileiro-2009, recebe proposta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.