São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil mostra arrogância positiva, diz técnico rival

Para holandês Van Marwijk, oponente é estável, seguro, cheio de talentos

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO
DO ENVIADO A DURBAN

"O Brasil tem uma arrogância positiva de que é invencível. É um time muito estável, muito seguro, tem um bloqueio defensivo com quatro ou seis jogadores. Tem muitos talentos."
É assim que o técnico holandês Bert van Marwijk, próximo rival do Brasil, avalia a equipe de Dunga.
Ontem, após a vitória de sua seleção sobre a Eslováquia, ele e seus jogadores relutaram em falar sobre os brasileiros -naquele momento, o adversário da Holanda estava indefinido.
O volante De Jong foi um dos poucos a comentar. Indagado se um duelo com o Brasil poderia ser a revanche das quedas holandesas nas Copas de 1994 e 1998, disse: "Não tem essa de revanche. Seria só mais um jogo".
Os brasileiros foram mais diretos. Maicon disse que a partida de sexta é como uma decisão. ""Eles têm um poder defensivo muito forte. Vai ser uma partida difícil. Uma final antecipada", declarou o lateral direito da Inter de Milão.
Kaká discordou de Maicon. Para ele, o jogo não definirá a Copa sul-africana.
""Isso de final antecipada é uma besteira. Eles são bons, mas a decisão não será agora. Os holandeses vão jogar para a frente. Isso é bom para todos", disse o meia-atacante do Real Madrid, que recebeu cartão amarelo ontem no confronto com os chilenos.
Artilheiro do time brasileiro no Mundial, com três gols, o atacante Luis Fabiano acredita que o estilo de jogo holandês favorece o Brasil.
""Eles gostam de jogar para a frente. Sempre quando enfrentamos times assim, nosso futebol cresce. Deu para ver isso hoje [ontem]. Espero que eles entrem em campo assim. Será melhor", afirmou o atacante do Sevilla.
O holandês Phillip Cocu, que perdeu para o Brasil na semifinal de 1998, comparou os elencos. "O time da Holanda de hoje tem a mesma qualidade que aquele de 1998. E o Brasil também", disse ele.
"Dizem que o Brasil não joga bom futebol, mas olhe os resultados do Brasil. É um time que se defende muito bem, com linha de quatro, e tem bons jogadores", acrescentou o ex-meio-campista, hoje funcionário da federeção holandesa de futebol.
A Holanda está invicta há 23 jogos, mas pouco encarou equipes campeãs mundiais nessa sua série. Quando o fez, empatou com a Itália e a Inglaterra. (EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS, SÉRGIO RANGEL E RODRIGO BUENO)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.