São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOPING

Atenas poderá detectar uso de hGH em atletas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um exame que detecta o uso do hGH (hormônio de crescimento de humano) já está pronto para ser usado nos Jogos de Atenas.
A informação foi dada ontem pela pesquisadora britânica Claires Hartley, da Universidade de Southampton. "O Comitê Olímpico Internacional está dizendo que o teste estará disponível na Grécia", declarou a cientista.
Segundo Claires, um laboratório em Munique, na Alemanha, pode detectar a presença do hGH até 36 horas após seu uso. Ainda há um outro exame, feito por sua universidade na Inglaterra, que pode acusar a substância até 84 dias depois de sua administração.
"Estamos tentando desenvolver um teste. Confiamos que ele estará pronto para Atenas, mas, mesmo se não estiver, poderá ser usado retrospectivamente", disse um comunicado emitido pela Wada, a Agência Mundial Antidoping.
Produzido pelo corpo, o hGH é uma das substâncias mais difíceis de serem detectadas. Atletas usam o hormônio sintético para estimular o crescimento de músculos, ossos e tecidos. A droga pode ter efeitos colaterais, como provocar doenças do coração.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Vôlei: Brasil perde invencibilidade no GP
Próximo Texto: Tênis: Guga pode ter jornada dupla em Toronto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.