São Paulo, sábado, 29 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOLTA DA FRANÇA

Ciclista culpa abuso de álcool por teste antidoping positivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Floyd Landis, 30, deu explicação incomum para o nível anormal de testosterona na Volta da França. O campeão da maior prova do ciclismo teve teste positivo anunciado anteontem, quatro dias após triunfar.
Landis disse que na véspera da 17ª etapa abusou de álcool. Ele teria tomado dois copos de cerveja e quatro doses de uísque. Em pequenas doses, o álcool aumenta os níveis de testosterona. "Mas o consumo não justifica um valor tão alto. O aumento do nível é pouco significativo", diz Marco Aurélio Dornelles, especialista em doping.
A bebedeira poderia até ter prejudicado Landis na etapa seguinte, até Morzine, com 200,5 km. Não foi o que ocorreu. Ele se manteve na frente por 130 km e retirou de Oscar Pereiro a ponta da prova.
Landis diz que não sentiu efeito da bebedeira da véspera por causa da "adrenalina e da energia" da competição.
Ontem, Dick Pound, presidente da Agência Mundial Antidoping, voltou a criticar a União Ciclística Internacional, que dirige o esporte.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Xadrez: Prodígio morre após queda do 8º andar
Próximo Texto: Corinthians usa teatro anti-rotina no Recife
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.