São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Dispositivos de segurança salvam piloto

CLÁUDIO FURUKAWA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Considerando uma série de fatores, como a velocidade da Ferrari de Felipe Massa e a profundidade aproximada do buraco no capacete, é possível estimar a desaceleração da mola que o atingiu e a força média do impacto na ordem de 52 mil Newtons.
Um peso equivalente a 5,2 toneladas. Mas fica difícil fazer comparações com bolas de boliche ou projéteis de armas de fogo, pois massas e áreas de impacto são bem diferentes. O que importa nessas colisões é a chamada força de impacto.
Todos os dispositivos de segurança tem por finalidade diminuir ao máximo essa força, e isso é feito aumentando-se o tempo no qual ocorre a brusca mudança de velocidade.
Por exemplo, se um copo de vidro cair sobre um piso de cimento, é muito provável que se quebre. Porém, se o mesmo copo cair da mesma altura sobre um carpete, pode ser que não quebre, justamente porque o tempo de impacto é maior, pois o piso macio amortece a queda. Se o tempo de impacto é maior, a força, é menor.
Por essa mesma lógica, os automóveis são projetados para amassar na hora da colisão: quanto maior a duração do impacto, menor a desaceleração. O airbag é outro dispositivo usado para aumentar esse tempo de impacto.
No acidente de Massa, certamente ele foi salvo por causa dos dispositivos de segurança, que diminuíram a força do impacto, tanto da mola contra o capacete quanto do carro contra o muro de pneus.
Imagine se o capacete não afundasse e não tivesse um material macio por dentro? Ou se ele batesse num muro de concreto no lugar do de pneus.


Cláudio Furukawa,
49, é físico do Instituto de Física da USP


Texto Anterior: Schumacher está nos planos da Ferrari
Próximo Texto: Seleção: Tardelli é a surpresa para jogo amistoso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.