São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Guru, Giovane cria ritual com pichação para motivar equipe

DO ENVIADO A ATENAS

No vestiário, minutos antes da final, Giovane chamará a atenção de seus companheiros da "família Bernardinho". Apontará para o quadro na parede e assinará seu nome. Será o sinal para os outros 11 jogadores iniciarem um ritual que tem sido repetido em Atenas desde o último dia 15, quando a equipe estreou na Olimpíada contra a Austrália.
Um a um, cada atleta caminha até lousa e deixa sua marca. Não só a assinatura, mas também palavras de estímulo.
"Eles sempre colocam alguma coisa lá. Eu já vi escrito "desistir jamais". E essa tem sido a cara do time ao longo dos último anos. Nossa equipe está se recusando a perder", declarou o técnico Bernardinho.
Força e determinação são as palavras mais escritas, acompanhadas de frases curtas. O oposto André Nascimento, por exemplo, gosta de pichar um "vamos lá, galera".
"São coisas que a gente fala no dia-a-dia, como "vamos nessa", "somos mais fortes que os outros", "esse ouro é nosso", que ajudam na auto-estima, que nos fazem entrar com mais gana", diz Anderson.
Guru do grupo no campo da motivação, Giovane era até a Olimpíada o "guardião da mandala". Desde o Mundial-02, conquistado pela seleção, os jogadores desenhavam o elemento, formado por círculos, representando o caminho até o ouro -eles completavam um pedaço a cada vitória.
Em Atenas, o time aposentou a mandala e inovou com a lousa, mas elegeu um outro objeto como "amuleto": a camisa 5 do meio Henrique, cortado às vésperas dos Jogos. André Nascimento, seu ex-companheiro de quarto, foi eleito para zelar pela camisa, levando-a para todos os jogos.
A tríade de rituais é completada pouco antes do apito inicial. Um a um, os jogadores se abraçam. "É uma de nossas marcas, sempre fizemos isso, e agora não será diferente. Tem que ter aquele aperto forte, a gente entra em quadra melhor ainda", disse Gustavo.(LC)

Texto Anterior: Paredão italiano preocupa time
Próximo Texto: Poliesportivo - Hipismo: Após prata, Pessoa pede intercâmbios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.