São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAN-AMERICANO

Brasil queria incluir só futsal nos Jogos

COB sai derrotado, e Rio-07 terá 4 ou 5 modalidades não-olímpicas

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) venceu ontem a queda-de-braço que vinha travando com o Co-Rio (comitê organizador do evento) em relação à inclusão de esportes não-olímpicos no Pan de 2007.
Conforme a Folha havia antecipado há duas semanas, quatro modalidades não-olímpicas foram mantidas no programa do Pan. Em contrapartida, o COB deve conseguir a inclusão do futsal.
No final da tarde de ontem, o presidente da Odepa, o mexicano Mario Vázquez Raña, confirmou a participação de quatro esportes não-olímpicos no evento.
Os brasileiros faziam lobby apenas para que o futsal fosse incluído no programa. No entanto tiveram que "engolir" também boliche, esqui aquático, caratê e patinação (artística e de velocidade).
""Para conseguirmos a inclusão do futsal no Pan, tivemos que negociar e aceitar a entrada dessas outras modalidades", admitiu o presidente do COB e do Co-Rio, Carlos Arthur Nuzman.
Se não fossem contabilizadas as medalhas obtidas em esportes não-olímpicos, o Brasil teria ultrapassado o Canadá no quadro de medalhas e ficado em terceiro lugar no Pan de Santo Domingo.
Embora Nuzman já tenha comemorado a participação do futsal, o presidente da Odepa fez questão de deixar claro que o esporte é o único dos não-olímpicos que ainda pode sair da programação do Pan de 2007.
""A responsabilidade do futsal será da Fifa [entidade que controla o futebol mundialmente]. Como não temos experiência com o esporte, autorizamos o Brasil para que tenha algum acordo com a Fifa nos próximos 60 dias. Se não tivermos um acerto com o futsal até o final deste prazo, o esporte sai", alertou Vázquez Raña, acrescentando que a modalidade foi incluída no Pan carioca porque Nuzman ""implorou, suplicou".
O futsal, esporte em que o Brasil registra historicamente um excelente desempenho -no último Mundial terminou com a medalha de bronze- nunca esteve presente em Pan-Americanos.
Com a entrada dessas modalidades, haverá cerca de 250 atletas a mais nos Jogos do Rio.
Na decisão de ontem da Odepa, as federações internacionais e/ou confederações do continente correspondentes dos esportes incluídos deverão assumir o pagamentos das viagens para os atletas, delegados, juízes e árbitros.
O Co-Rio será responsável pelo transporte local, alimentação e alojamento dos participantes na Vila do Pan-Americano.
A decisão de ontem da Odepa deixou o Pan do Rio com 33 esportes. Desta vez, ficaram de fora a pelota basca, o raquetebol e o squash. Além disso, a canoagem slalom foi retirada da programação -razões econômicas foram apontadas para a decisão.
Na reunião de ontem, o governador de Jalisco, Francisco Ramírez Acuña, apresentou a candidatura de Guadalajara, no México, para sediar o Pan de 2011.
Por enquanto, a cidade, que conta com o apoio de Vázquez Raña, é a única que se dispôs a abrigar a competição. A decisão da sede ocorrerá no ano que vem.

Texto Anterior: As personagens: Walewska e Fofão só retornam caso mostrem trabalho
Próximo Texto: Um ano depois, Pessoa recebe o ouro olímpico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.