São Paulo, sábado, 29 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liga da Espanha se assume como Real x Barcelona

Gigantes gastam 360 milhões juntos, e os reforços dos rivais valem cerca de 62 milhões, menos que um Kaká

Filipe, lateral do La Coruña e da seleção, estreia hoje no Santiago Bernabéu contra Cristiano Ronaldo e Kaká, porém teme marcar Messi

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

""O Barcelona, no ano passado, ganhou tudo, e o Real Madrid tinha que investir, fazer alguma coisa para quebrar essa hegemonia. O Espanhol sempre teve isso de ganhar Barcelona ou Real Madrid e, em alguns anos, ganhar um outro clube. O futebol é uma surpresa, mas, neste ano, estará entre os dois."
Não precisa entender muito de futebol espanhol para fazer a análise acima, mas quem a fez entende muito. Joga há três anos no La Coruña e hoje estará no Santiago Bernabéu testando a força dos novos galácticos do Real. Em conversa por telefone na quarta-feira, o lateral-esquerdo Filipe, agora da seleção brasileira, fala com propriedade e sinceridade da liga espanhola que começa hoje.
"Acho que vai ser bem disputada para entrar na Uefa [Liga Europa] e na Champions [Copa dos Campeões]. E vai ser uma disputa mais entre eles [Barcelona e Real Madrid], será difícil alguém chegar ali", disse o jogador que foi convocado por Dunga para as partidas de setembro da seleção nas eliminatórias.
Como encarar como visitante um time grande que gastou cerca de 250 milhões?
"O nosso treinador [Miguel Ángel Lotina] está enfatizando que temos que ir para ganhar. Tem vários jogadores que pensam isso de "Vamos lá ver se a gente empata". Mas a maioria está querendo ganhar, porque vai ser uma bomba se vencermos o Real com todas as contratações que eles fizeram."
E quem seria mais difícil de marcar, Cristiano Ronaldo ou Kaká, craques que custaram juntos mais de 160 milhões?
"O Cristiano não é um jogador que encara muito. Ele chuta logo no gol, vai de cabeça. O Kaká fica mais pelo meio. O cara que preocupa mais o lateral no Real é o Robben, que é mais rápido e parte para o mano a mano. Ele atua pela minha lateral, como o Messi, e vai driblando para o meio", falou Filipe, antes de ser definida a ida de Robben para o Bayern.
O lateral deixou claro que tem mais preocupação com Messi, astro do Barcelona, do que com os galácticos de hoje.
"Para marcar mesmo, o mais difícil é o Messi. Ele joga bem na ponta e faz um duelo individual contra o lateral. E é bem difícil pará-lo, você não sabe para que lado ele vai sair", afirmou o jogador, que pode cruzar com Messi nas eliminatórias.
Qual é o objetivo para a temporada? "Pegando Champions ou Uefa [Liga Europa], é uma temporada boa." Qual é a chance do La Coruña contra o Real? "O nosso grupo já se conhece há três anos, e o Real não se conhece muito bem. Mas eles assustam." Haverá marcação individual em alguém? "Não, nós marcamos por zona. Nosso time joga no 4-2-3-1, vamos poder bater de frente com eles."
Filipe enfrentou Kaká quando era do Figueirense, e o rival estava no São Paulo, clube no qual o lateral diz que jogará um dia. "Eu estou num momento bom, mas não dá para se considerar o melhor do La Coruña, porque isso não existe. Tem Valerón, Aranzubía, Lafita..."
E é com nomes como esses que começa a liga Real x Barça.


NA TV - Real Madrid x La Coruña
Canal 128 da Sky, às 15h

NA TV - Zaragoza x Tenerife
Canal 128 da Sky, às 17h




Texto Anterior: Desfalque: Muricy já admite não contar com Cleiton Xavier
Próximo Texto: Italiano: Milan e Inter fazem principal jogo da rodada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.