São Paulo, domingo, 29 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva ajuda, e Webber faz quinta pole

Líder da F-1 larga na frente em Spa, pista que considera desfavorável

Grid do GP da Bélgica
1º Mark Webber 1min45s778
2º Lewis Hamilton 1min45s863
3º Robert Kubica 1min46s100

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SPA

No começo do fim de semana, Mark Webber foi taxativo: "Spa não é um bom circuito para o nosso carro. Se eu pudesse riscar dois GPs do calendário, seriam este e o da Itália". Mas ontem, com uma pequena ajuda da chuva, o líder do Mundial de F-1 certamente mudou de ideia.
Depois de ver seu companheiro de Red Bull, Sebastian Vettel, largar em primeiro nas últimas quatro etapas, Webber conseguiu sua quinta pole no ano, a 12ª da equipe em 13 corridas, e sai na frente hoje no GP da Bélgica, com largada às 9h (Brasília).
"Disse aquilo porque é impossível um time ir bem em todos os circuitos do calendário, e este é um dos em que não deveríamos ser superiores aos outros times", justificou-se o australiano pouco depois da classificação.
"Além disso, sabemos que na F-1 as coisas são definidas por uma pequena margem." Em Spa, esta margem foram os exatos 85 centésimos de segundo que o separaram de Lewis Hamilton, dono do segundo melhor tempo.
Para evitar surpresas como a que aconteceu na Malásia, quando a chuva pegou Ferrari e McLaren desprevenidas, ontem todos os times foram bastante rápidos ao mandar seus carros à pista a cada trecho da classificação.
A ideia era marcar logo tempo enquanto o circuito ainda estava seco, já que na região do autódromo o clima é bem instável. E foi o que acabou ajudando Webber.
Quando a chuva começou a molhar partes da pista, a pouco instantes do final do treino, o australiano já era o dono do melhor tempo.
"Fiz apenas o que tinha que fazer. Sabia que minha primeira saída seria importante por causa das condições imprevisíveis", afirmou. "Consegui uma boa volta e foi suficiente para ficar com a pole no meio da sessão."
Um dos únicos que ainda conseguiu melhorar de posição mesmo com parte do asfalto úmido foi Hamilton. "Foi um dia bastante difícil porque as condições mudavam o tempo todo", falou o inglês, único a derrotar a dupla da Red Bull em classificações nesta temporada.
"É impossível prever como vai ser a corrida, mas acho que o importante é que estamos na disputa", completou.
Para Webber, que comemorou 34 anos anteontem, a pole foi uma espécie de presente. "Spa é um lugar especial, por isso esta pole tem um sabor diferente."
"Vimos que muitas vezes neste ano o pole não soube converter isso em um triunfo, mas vou fazer o possível ", completou ele, que neste ano venceu duas vezes quando largou na primeira posição.


NA TV

GP da Bélgica
9h Globo



Texto Anterior: Juca Kfouri: Efeito Copa-2014
Próximo Texto: Fiasco no treino, Alonso quer dia de clima instável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.