São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gomes passa mal e estado é grave

SÉRIE A Treinador sofre AVC durante Flamengo x Vasco, é internado e submetido a cirurgia

SÉRGIO RANGEL
DO RIO

FERNANDO MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA NO RIO

O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, 46, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico no segundo tempo do clássico com o Flamengo, no Engenhão, e está internado em estado grave desde a noite de ontem.
Os médicos do Hospital Pasteur, no Méier, zona norte da cidade, fizeram uma cirurgia de drenagem em seu cérebro para reduzir o hematoma. "O resultado foi o melhor possível. A hemorragia foi totalmente drenada", disse o médico José Antônio Guasti, que operou o treinador vascaíno por três horas.
Mas ele disse que Ricardo Gomes pode sofrer sequelas nos movimentos de braços, pernas e na fala por conta da região do cérebro atingida.
Só será possível saber, de fato, o resultado da cirurgia depois de 72 horas. Ricardo Gomes começou a passar mal no início do segundo tempo. Sentou-se no banco e, pálido, não conseguia falar com os companheiros.
Uma ambulância, que estava dentro do estádio, foi chamada para socorrê-lo.
Com os olhos abertos, mas já inconsciente, o treinador foi carregado até o veículo.
Quando Ricardo Gomes foi retirado do campo, foi visível o abalo dos jogadores vascaínos, que passaram a ceder o domínio do jogo para o Flamengo. O clássico terminou empatado sem gols.
"Eu pensei no pior quando vi a ambulância. No São Paulo, o Ricardo Gomes teve um AVC e fiquei com medo de que aquilo estivesse acontecendo novamente", explicou Renato Silva, zagueiro do Vasco.
Em fevereiro de 2010, então no clube do Morumbi, o técnico sofreu um AVC de pequena proporção depois de clássico com o Palmeiras e foi internado. Após exames e repouso, foi liberado.
Ontem, Ricardo Gomes foi levado para o centro médico do Engenhão, onde teve convulsões. Lá, constatou-se que ele tinha a pressão arterial de 19 por 12, quando o normal gira em torno de 12 por 8.
Em seguida, foi encaminhado ao hospital, que é próximo do estádio. Antes de ser submetido à cirurgia, foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e sedado. Respirava com aparelhos.
O médico do Vasco, Clóvis Munhoz, disse não ver relação entre o problema de ontem e o AVC anterior sofrido pelo treinador no São Paulo.
Atletas e dirigentes vascaínos acompanhavam familiares de Ricardo Gomes no hospital.


Texto Anterior: Natação: Nadadores lutam por índice olímpico em BH
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.