UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Dos oito times classificados para a 2ª fase da Série B, o clube paulista tem o pior desempenho nos confrontos diretos

Retrospecto conspira contra Palmeiras

DA REPORTAGEM LOCAL

Na primeira fase da Série B, o Palmeiras reinou soberano, com a melhor campanha e o ataque mais eficiente. Mas, se levado em conta apenas o desempenho nas partidas contra os outros sete classificados, o time do Parque Antarctica fica na lanterna.
Nesses confrontos, o Palmeiras só venceu um, contra o Marília. Contra os 16 rivais eliminados, o clube teve um aproveitamento de 83%. Já contra os concorrentes que continuam na luta pelo acesso, a performance cai para 33%.
Entre os adversários palmeirenses, só o Santa Cruz tem um desempenho tão ruim contra os demais finalistas. O time pernambucano conseguiu, entretanto, duas vitórias e teria vantagem em um desempate nesse campeonato particular dos classificados.
As únicas duas derrotas da equipe comandada por Jair Picerni na competição aconteceram contra rivais também classificados -Náutico e Remo.
Se é verdade que fez cinco dos sete duelos com seus concorrentes na segunda fase fora de casa, o Palmeiras também decepcionou quando atuou nos seus domínios.
O time paulista só ficou no empate diante de Botafogo e Sport no Parque Antarctica.
Os cariocas, aliás, ostentam o melhor retrospecto nos jogos envolvendo os oito "sobreviventes" da primeira fase da Série B.
Foram quatro vitórias em sete partidas e um aproveitamento de 67%. O time do técnico Levir Culpi conseguiu ser melhor contra os classificados do que diante dos eliminados. Em duelos contra os 16 times que já se despediram do sonho do acesso, incluindo a Lusa, o Botafogo ganhou 56% dos pontos em disputa.
Na segunda fase, que começa na próxima sexta-feira, o Palmeiras terá no seu grupo três concorrentes que não conseguiu vencer na fase inicial. O time empatou com Sport, Santa Cruz e Brasiliense.

Tradição
Com a definição das últimas três vagas no sábado, a segunda divisão do Brasileiro terá finais estrelas. Três times que já foram campeões nacionais na elite avançaram -Palmeiras, Botafogo e Sport. A disputa ainda terá Remo, Náutico e Santa Cruz, equipes com longa tradição no Nacional -os dois primeiros disputaram a segunda edição da competição e o Santa Cruz esteve no primeiro Brasileiro da história, em 1971.
Na segunda fase, os times irão se enfrentar dentro da chave em turno e returno. Os dois melhores de cada chave passam para a última fase, quando as duas vagas na primeira divisão para 2004 também serão decididas em um quadrangular com dois turnos.



Texto Anterior: São Paulo se poupa na Copa Sul-Americana
Próximo Texto: Picerni lamenta ter de enfrentar Sport na 2ª fase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.