São Paulo, quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

O melhor Alcorcón da história


O time que fez bonito ao ficar em 3º em braço da 3ª divisão espanhola na temporada passada decide contra Real B


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

NUNCA TINHA ouvido falar do Alcorcón até a divulgação do adversário do Real Madrid na atual Copa do Rei. Uma vergonha para quem, supostamente, é um especialista em futebol internacional.
Outra confissão: pouco fui me informar a respeito do Alcorcón quando saiu o cruzamento. Só quando estava 3 a 0 para o simpático (?) time de uniforme todo amarelo (na ficha, vi que os calções são negros, mas eles amarelaram por completo contra o Real) percebi o meu desleixo.
Assim como o gigante de Madri, fiz pouco caso do clube que atua no estádio Santo Domingo, com capacidade para 3.000 pessoas. E olha que um dos países que mais conheço é a Espanha, terra do meu avô, e ando para cima e para baixo com o excelente "Guía Marca" 2009/2010. Por causa dessa obra, que informa o básico do Brasileiro quase tão bem quanto os guias daqui, já sei que o Alarcón (ops, Alcorcón) é "Agrupación Deportiva" fundada em 1971 que ficou em terceiro na segunda divisão B na temporada passada, a sua maior façanha, fácil, até anteontem.
Esta é a décima temporada do Alcorcón (agora acho que gravei) na 2ª B. Até o início desta temporada, tinha feito 342 partidas pela sua "liga" e conseguido 456 pontos. Você pode estar com o saco cheio desses números, que na verdade não servem para nada mesmo, mas no fantástico guia que me guia não tem a ficha dos heróis do Alcorcón, embora tenha o site: www.adalcorcon.com.
Visitei então, pela primeira vez, a página do time presidido por Esteban Márquez Ponce e treinado por Juan Antonio Anquela. "La noche más grande", diz a manchete do site, que destaca: "Fazer quatro gols no melhor clube do século 20 é complicado, e o sentimento transmitido pelos jogadores amarelos hoje [anteontem] ficará na retina de todos aqueles que viveram esta grande noite de 27 de outubro."
Saí da Folha antes de o jogo acabar, quando já estava 4 a 0, pois tinha a bela festa de meu aniversário pronta e não estava no turno da noite. Avisei apenas a um dos meus superiores que a coisa era feia, pois "só" Kaká e Cristiano Ronaldo não estavam com o fiasco no currículo.
Vi as imagens dos quatro gols só ontem, imagens que pareciam um pouco de várzea pela qualidade (#$@!) e pelas dimensões do estádio (?). Só fui achar o nome do Alcorcón no meu amado guia nas páginas 303, 305 e 309 e, mesmo assim, em um corpo minúsculo.
A coisa que me chamou mais a atenção é engraçada (pelo menos para mim). No Grupo 2 da segunda divisão, que é um braço da terceira, está o Real Madrid Castilla, o "Real B", presidido por Florentino Pérez, o dirigente das maiores contratações e coisa e tal. Os últimos jogos do Alcorcón nos dois turnos da "liga" (3/1/10 e 9/5/10) são contra o Real B. Estarei bem atento neles!

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Texto Anterior: Sem limite: SP vira vitrine para veteranos
Próximo Texto: Juca Kfouri: O bode da sala
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.