São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rival do Brasil quer se divertir

VÔLEI
Tchecas jogam sem pressão para tentar surpreender no Mundial


MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

Rival do Brasil no jogo da madrugada de amanhã, a seleção feminina da República Tcheca, 38ª do ranking mundial, é uma equipe em ascensão no vôlei europeu.
Esse crescimento, no entanto, não traz uma responsabilidade adicional às tchecas neste Mundial do Japão.
"A chave do nosso sucesso é que nós jogamos sem pressão. Então, eu disse às jogadoras: "Tudo o que eu quero é que vocês se divirtam jogando este Mundial'", disse o técnico Jiri Siller, que assumiu o comando da equipe em maio e é o principal responsável pela evolução do time.
Pouco a pouco, as tchecas tentam retomar a tradição, que levou a antiga Tchecoslováquia a conquistar duas medalhas de bronze em Mundiais, em 1952 e 1960.
Nas eliminatórias do Europeu de 2011, a equipe surpreendeu ao obter seis vitórias em seis jogos, contra França, Hungria e Áustria.
"Essas vitórias deram às jogadoras um estímulo, e eu disse a elas que o resultado é a última coisa a se pensar aqui no Japão. É mais importante se divertir e jogar um grande voleibol. Se fizermos isso, podemos seguir na competição e até chegar às finais", complementou Siller.
Antes do Mundial, a República Tcheca, que nem sequer participou da última edição, em 2006, fez uma preparação extensa. Em três meses, a equipe disputou 19 amistosos contra Polônia, Argélia, Sérvia, Croácia e Bulgária. O desempenho nas últimas partidas chamou a atenção do técnico brasileiro, José Roberto Guimarães.
"A República Tcheca vem de uma escola de versatilidade e habilidade, uma das escolas de que eu mais gosto.
Então, é um time que vai incomodar", avalia Zé Roberto. "É uma equipe que já participa de grandes competições e tem várias jogadoras atuando pelo mundo afora."
Para o treinador, a ponteira Helena Havelkova é a principal jogadora da equipe tcheca. Além dela, a oposto Aneta Havlickova, outro destaque da seleção, também atua no vôlei italiano.

NA TV
Brasil x República Tcheca
Mundial feminino de vôlei
2h (de amanhã) Globo, Band, Sportv e Sportv HD


Texto Anterior: Santos: Paulo Autuori é o principal nome para comandar a equipe
Próximo Texto: Defesa brasileira terá primeiro teste
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.