São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois de ameaça de prisão, Rio tenta hoje definir o Estadual

Federação apresentou duas tabelas para a competição, com 12 ou 16 clubes

DA SUCURSAL DO RIO

O futebol do Rio vai protagonizar hoje mais um capítulo confuso da sua história. Às 12h, dirigentes da federação de futebol do Estado e de clubes da primeira divisão vão se reunir para homologar o Estadual-07.
O inusitado é que, pela primeira vez, a federação apresentou duas tabelas para a competição. Uma com 12 clubes, a outra com 16 times, sendo quatro classificados em uma seletiva encerrada no último final de semana. Nesta tarde, uma das tabelas será aprovada.
Caso o Estadual seja homologado com 16 clubes, uma batalha judicial será deflagrada nos próximos dias. O presidente da federação, Rubens Lopes, poderá ter sua prisão decretada.
O Ministério Público Estadual e alguns clubes contestam a legalidade do torneio seletivo.
Eles consideram que não existe transparência no critério de escolha das equipes. A Portuguesa, que foi rebaixada neste ano, e clubes da terceira divisão disputaram a seletiva. "Jogar o torneio com tantos times é ilegal. Vamos tentar barrar esse absurdo", diz o presidente do Flamengo, Marcio Braga.
Inicialmente, o Estadual seria disputado com 12 clubes, mesmo número de participantes das últimas edições. Mas uma ofensiva comandada pelo presidente da federação tenta realizar o Estadual com mais quatro agremiações.
Os ""retardatários" -Bangu, que já foi comandado por Rubens Lopes, Portuguesa, Macaé e Olaria- foram escolhidos numa seletiva. Há uma liminar que proíbe a participação desses clubes no Estadual.
O promotor Rodrigo Terra avisou que aguarda a decisão de hoje na sede da federação. Se o Conselho Arbitral decidir que a competição tenha 16 times, Terra disse que vai pedir a prisão do presidente da federação por crime de desobediência.
As duas tabelas do Estadual do Rio foram divulgadas pela entidade para cumprir o Estatuto do Torcedor. Pela lei, a tabela tem que ser anunciada com 60 dias de antecedência.
A primeira rodada está marcada para o dia 24 de janeiro. A Folha tentou localizar Lopes para comentar a posição do Ministério Público. O dirigente, porém, não foi localizado.


Texto Anterior: FPF elogia exemplo e diz incentivar parcerias entre clubes e prefeituras
Próximo Texto: Homenagem: Policial assassino vira herói em Israel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.