São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em clubes, Inglaterra rouba cena na Europa

Times vão bem em campo, mas país vê prisões fora dele

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se a seleção da Inglaterra vive talvez sua fase mais vexaminosa, os clubes do país comprovam na Copa dos Campeões passarem um bom momento, explicado em boa parte pela dinheirama despejada nas equipes e que é motivo também de escândalos na terra da rainha.
Dos quatro clubes ingleses que disputam a fase de grupos do principal interclubes da Europa, três já estão classificados antecipadamente para a etapa de mata-matas da disputa, que será no ano que vem.
O Chelsea, com goleada de 4 a 0 ontem sobre o norueguês Rosenborg fora de casa, juntou-se a Arsenal e Manchester United, que já tinham se garantido.
O Liverpool, atual vice-campeão europeu, superou ontem o Porto (4 a 1) e segue vivo na disputa -após um início ruim, somou a segunda goleada seguida e só depende de si para avançar na rodada derradeira da liga.
Os outros países com ligas poderosas na Europa não devem ter quatro times no mata-mata. A Itália já tem na outra fase Inter de Milão, Milan e Roma, mas a Lazio vê agora remotas chances após ser batida ontem como mandante pelo grego Olympiacos (1 a 2).
A Espanha só tem como representantes garantidos nas oitavas-de-final Barcelona e Sevilla. O Real Madrid perdeu ontem na Alemanha do Werder Bremen por 3 a 2, e essa primeira derrota na liga deixa em dúvida a participação do time de Robinho na próxima fase -o ex-santista anotou um belo gol ontem, mas a equipe pode ficar fora do torneio se perder em Madri da Lazio na rodada final.
O Valencia, outro espanhol na fase de grupos, ficou no 0 a 0 em casa com o Schalke 04 e segue na ""lanterna" do Grupo B, já sem chances de avançar.
A Inglaterra, que viu na semana passada sua seleção fracassar nas eliminatórias para a Eurocopa-2008, festeja seus clubes, mas luta para combater a corrupção em seu futebol. Ontem, foram presas cinco pessoas no país, dentre elas um técnico e um dirigente de elite, após uma investigação que vem sendo feita já há alguns anos.
Harry Redknapp, técnico do Portsmouth e tio de Frank Lampard, craque do Chelsea e da seleção, foi um dos detidos. Peter Storrie, um executivo do Portsmouth, clube da primeira divisão, também acabou preso.
A imprensa britânica identificou Milan Mandaric, milionário que controlava o Portsmouth e que hoje investe no Leicester, como um dos outros detidos. Amdy Faye, ex-jogador do Portsmouth, e Willie Mckay, seu agente, foram também identificados dentre os presos -a polícia havia divulgado só a idade das pessoas detidas.
O Portsmouth confirmou que seu técnico e seu executivo foram interrogados pela polícia por problemas referentes a 2003. Os detidos são suspeitos de cometer fraudes contábeis.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fé: Kaká gostaria de ser pastor evangélico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.