São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS SARLI

Quedas, livre e de recorde


Gui Pádua vai enviar o vídeo de 4min40s em queda livre para a FAI, órgão oficial, para a homologação do recorde


N A SEMANA passada, noticiamos o recorde do pára-quedista brasileiro Gui Pádua, 4min40s em queda livre. Depois fui alertado pelo leitor Jorge Derviche Filho: "Creio que a Folha de S.Paulo foi vítima de uma informação errada ao afirmar que o recorde mundial havia sido quebrado pelo Gui Pádua. Embora o feito do nosso brasuca seja admirável, ele não supera o atual recorde, quase 50% maior. Em 23 de junho do ano passado, três pára-quedistas franceses atravessaram o estreito de Gibraltar, utilizando os mesmos equipamentos que nosso atleta, gastando para isso 6min05s!".
Para quem não leu a coluna, Gui teria batido o recorde do coronel pára-quedista americano John Kittinger, que, em 1960, partindo de um balão meteorológico para um teste de equipamentos da Nasa, ficou 4min36s caindo no vazio. O salto consta do "Guiness Book", mas não foi homologado pela Fédération Aéronautique Internationale, o órgão oficial dos esportes aéreos, até porque esse não era o objetivo. O salto a que o leitor se refere ocorreu na verdade em 23 de junho de 2005 por três espanhóis com a missão de saltar de Marrocos e pousar na Espanha, o que cumpriram.
Após buscar informações sobre o salto intercontinental, que nenhuma publicação especializada noticiou como recorde, voltei a falar com Gui: "Conheço bem um dos espanhóis. Acontece que, pra voar em trio, ninguém voa 100% da performance. Como dá para ver na foto [www.bird-man.com/index.cgi?n=history&q=Articles], todos estão voando com as pernas encolhidas. Saltaram a 30 mil pés e não a 15 km, como noticiado pelo site, que fabrica os macacões utilizados.
Não tinham o objetivo de quebrar o recorde, e sim de cruzar o canal, e não apresentaram vídeo à FAI. Ninguém que eu conheça que seja envolvido com wing suit na Europa jamais viu o vídeo do salto na íntegra, com certeza, porque o tempo não foi grande coisa, senão teriam apresentado para julgamento!".
É isso que Gui Pádua pretende fazer, enviar o seu vídeo para a FAI, órgão independente com 102 anos de existência, para a homologação do recorde.

MUNDIAL DE SKATE
Sandro Dias, 32, conquistou o quinto título consecutivo da WCS, seguido pelo americano Neal Hendrix. Mais quatro brasileiros estão entre os top 20.

THE EDDIE
A cerimônia de abertura do mais tradicional campeonato de ondas grandes será hoje no Havaí e poderá ser acompanhado ao vivo, às 18h, no site quiksilver.com.

SNOWBOARDING
Campeão brasileiro e sul-americano na categoria de slope style (saltos e obstáculos artificiais), Gustavo Bauer foi indicado para o prêmio Brasil Olímpico.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Juventude: Sem pressão, treinador rival festeja saúde de seus atletas
Próximo Texto: Palmeiras já pensa em 2008 sem ídolos de 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.