São Paulo, sábado, 29 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTOR

Um passo à frente, por favor


Eleição na CBA, no começo de 2009, é ótima chance para grandes nomes do esporte tentarem fazer alguma coisa

FÁBIO SEIXAS
EDITOR-ADJUNTO DE ESPORTE

NÃO MAIS que 50 abnegados/ fanáticos estiveram nas arquibancadas de Interlagos, no último domingo, para assistir à mais tradicional prova do automobilismo brasileiro, as Mil Milhas.
Pudera. Em 2007, a corrida fez parte da Le Mans Series e trouxe máquinas como o Peugeot 908, o Pescarolo Judd, o Zytek 07S. Em 2008, a categoria recebeu proposta melhor da China e cancelou a viagem ao Brasil -mais tarde, os chineses desistiram do evento, mas aí já era tarde. O resultado é que a prova deste ano foi um catadão de carros de endinheirados, com nível técnico horroroso: numa prova de 368 voltas, o vencedor pôs 23 no segundo.
Outra historinha? Em 2009, o rali Dacar, para fugir do terror, será na América do Sul. Largada e chegada serão em Buenos Aires e parte do trajeto passará pelo Chile. Uma empresa do país vizinho investe 13 milhões no evento e pretende recuperar o valor -e lucrar- com inscrições, patrocínios e vendas de direitos. Em 2001, no pós-11 de setembro, a TSO, criadora do rali, colocou o Brasil na pole para receber o evento se a África não tivesse condições. Não imaginou que também não teríamos.
Mais uma? No mês passado, Itumbiara, em Goiás, recebeu a Copa Brasil de kart. Na categoria Graduados A, só 13 pilotos alinharam. O vencedor foi Sérgio Jimenez, seguido por Felipe Nasr e Pedro Bianchini. Jimenez é hexacampeão brasileiro, já disputou a F-Renault, o Espanhol de F-3, a A1GP, a GP2. É ultracampeão, portanto, de esmurrar ponta de faca. Bianchini corre a F-BMW e participou apenas por diversão.
Esqueça as luzes e o papel picado da F-1 e das provas festivas de kart de fim de ano. Este, largado pela CBA, é o automobilismo brasileiro.
Em março, há eleição na entidade. Mas, até agora, a única chapa que se apresentou como "oposição" é formada por gente que dias atrás era aliada. Ainda há tempo para uma salvação. Bem-sucedidos também em ações fora da pista, Emerson, Piquet, Barrichello, Kanaan, Ingo poderiam se coçar...

SALTO
O anúncio da contratação de Bruno pela Honda já é tratado por envolvidos como mera formalidade. Assim como será o treino em Jerez. Prepare-se para a euforia...

TRANCO E BARRANCOS
Interlagos recebe no fim de semana as etapas finais da GT3, da Copa Clio e da F-3 sul-americana. Três campeonatos tocados por iniciativas isoladas, com a CBA atuando só como homologadora -sua grande justificativa para não fazer nada. A nova direção da F-3, que tenta resgatar os monopostos no país, salvou o que pôde em 2008 e prepara novidades para 2009, como uma nova categoria de preparação.

fabio.seixas@grupofolha.com.br



Texto Anterior: Italiano: Juventus tenta hoje retornar à disputa
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.