São Paulo, sábado, 29 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RODRIGO BUENO

Quentes campeões de inverno

Inter, Real, Lyon e Porto viram com boa folga, e Manchester United e Bayern sofrem mais para confirmar o favoritismo

NÃO sei se você teve ou se terá surpresas boas nas festas de fim de ano. Espero que tudo não seja tão previsível para você como as primeiras metades dos principais Nacionais europeus. É só conferir as tabelas, ver os simbólicos campeões de inverno e parecerá um Natal igual a tantos outros, uma virada de ano cantada com antecedência.
Há times que terminam 2007 já com as mãos no troféu de 2008. A Inter garantiu o ""título do primeiro turno" com duas rodadas de antecedência. São sete pontos à frente da Roma, a única rival no retrovisor. E o placar do confronto direto: 4 a 1 para a líder, no campo do inimigo. O Real vive momento semelhante.
Acaba de bater o concorrente básico fora de casa (1 a 0). São sete pontos sobre o vice Barcelona, e o inverno feliz assegurado duas rodadas antes.
E o Porto segue o mesmo roteiro na terrinha. Sete pontos para cima do Benfica, a quem bateu por 1 a 0 em Lisboa, em dezembro. E o hex(pt)a Lyon? Foi, claro, o campeão de inverno na França, mas com ""apenas" quatro pontinhos de vantagem para o Nancy, que arrancou um empate em casa nos últimos minutos contra o time de Juninho Pernambucano.
Difícil imaginar a derrocada desses quatro líderes na segunda parte de seus Nacionais. Assim como é complicado pensar em uma queda de Manchester United e Bayern, potências que já sofreram mais que o esperado na Inglaterra e na Alemanha. Estão na frente por detalhes. O time de Alex Ferguson virou líder só na última quarta, um pontinho acima do Arsenal. Frio, está em franca ascensão e empatou com a fogosa e surpreendente equipe de Arsène Wenger (2 a 2) em Londres. O verão parece até mais favorável que o inverno para os ""Diabos Vermelhos".
O Bayern aplicou logo um 4 a 0 no Werder Bremen. Talvez não seja essa a diferença entre eles, que terminaram as 17 primeiras etapas iguais em pontos. Porém a equipe de Munique, com melhor saldo, recebe o vice agora. E o favorito na Copa da Uefa deve vir mais sério e afiado para um 2008 fervilhante em taças.
Para não dizer que não falei das flores, os três grandes estão colados na Holanda. Mas lá, onde o inverno não acabou, o verão veio na última temporada apenas no saldo de gols.

QUENTE
Milão está em alta na bola, mas é gelada agora. Ficarei uns dias no Rio. Curtirei as folgas como Adriano e Ronaldo. E sem paparazzi!

FRIO
Koeman, quando atleta, deixou colegas desgostosos. Alguns o achavam mala, chefe demais, babaca. Como técnico, não mudou muito. Querer a saída de Albelda, Angulo e Cañizares do Valencia é de chorar.

QUENTE
O Top 100 do Ranking Folha do futebol mundial sai amanhã. O ranking completo (já são 327 times) estará à disposição no site da Folha. Qualquer coisa, escreva-me.


rbueno@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Geraldo Couto: La hora de los gringos
Próximo Texto: São Silvestre com 20 mil economiza nas premiações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.