São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Felipe Melo diz que mereceu vermelho

COPA-2010
Volante, expulso na partida que culminou na eliminação brasileira, reclama do rótulo de vilão


RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Felipe Melo convive há seis meses com o rótulo de culpado pela eliminação do Brasil na Copa do Mundo.
O volante da Juventus, que já tinha uma história de jogadas ríspidas e descontrole, foi expulso na derrota para a Holanda, pelas quartas de final, por pisar em Arjen Robben. Após o jogo, disse que não deveria ter recebido o cartão e que poderia ter "quebrado" o rival se quisesse. Em entrevista à Folha, admitiu que a expulsão foi justa, mas reclamou da imagem de vilão que ganhou. Disse que amadureceu e que deseja voltar à seleção, apesar de saber que seu passado pesa.

Folha - O jogo contra a Holanda faz seis meses no domingo. Por que o Brasil perdeu? Felipe Melo - Perdemos o controle do jogo após sofrermos o gol de empate. O time todo se descontrolou.

Você saiu do jogo com o rótulo de vilão. Foi merecido? Sou bem tratado pelos torcedores. A imprensa sempre procura um culpado. Para quem entende de futebol, aquele jogo teve uma série de falhas individuais que não cabe a mim apontar.

Você teme ter sua carreira marcada por esse episódio? A imprensa já colocou esse rótulo no Cerezo, no Roberto Carlos e até no Zico. Quem eliminou o Brasil foi a Holanda, não o Felipe Melo. Poderíamos jogar mais 500 minutos, comigo em campo ou não, que não ganharíamos.

Você ainda considera o cartão vermelho injusto? O cartão foi justo. Injusto é querer me rotular pela eliminação. O Robben estava tentando cavar faltas desde o primeiro lance. Quando fiz a falta, tive a ideia de que tomaria a bola se ele fizesse cera. O Robben caiu tentando abraçar a bola e, na ânsia de ganhar tempo, fui expulso.

Você ainda tem contato com Dunga e Jorginho? Falei com o Dunga há pouco mais de um mês. Devo muito a ele. O Dunga pode ter defeitos, como todo mundo, mas tem um coração gigante e é um excelente treinador.

O que você viveu mudou sua forma de pensar e agir? O ser humano está em constante evolução. Temos que procurar tirar proveito das coisas boas e ruins. Depois da expulsão, virei um profissional bem mais tranquilo. Prova disso é que recebi apenas quatro cartões nesta temporada do Italiano.

Pela boa fase que você vive na Juventus, acha que já merece voltar a ser convocado? Quem sou eu para julgar isso? Sei que muita gente é contra o meu retorno porque me julga arrogante apenas porque falo o que penso. Joguei 22 vezes pela seleção e só perdi uma. Nunca fui reserva. Fiz parte do time que quebrou tabus e fez uma das melhores campanhas da história das eliminatórias.

Como você imagina que seria a recepção do seu retorno? Tenho o objetivo de voltar e capacidade para isso. Esse rótulo pode me prejudicar. Jogar bem é a única coisa que pode me dar uma chance.

FOLHA.com
Leia a íntegra da entrevista de Felipe Melo
folha.com.br/es851862


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.