São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

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Carro novo e amor dão esperança a Barrichello

Brasileiro da Honda diz que ainda sonha ser campeão

DA REPORTAGEM LOCAL

Prestes a iniciar sua 16ª temporada na F-1 vindo de um ano fatídico, Rubens Barrichello, 35, disse ontem, durante o lançamento do novo carro da Honda, ter descoberto que lhe faltavam amor-próprio e autoconfiança para se tornar campeão.
"Estranhamente só estou vendo o quão bom eu sou agora", disse o piloto brasileiro, que pela primeira vez, em 2007, terminou um ano sem marcar pontos. "Sempre tive orgulho da minha pilotagem, das minhas vitórias... Sei que sou bom. Mas, para atingir outro nível, é preciso realmente se amar."
Barrichello explicou que não está fazendo nada de diferente, mas que a mudança veio de "algo mágico" que lhe ocorreu.
"Disse para mim mesmo que quero ser campeão e que vou trabalhar para isso, mas, por outro lado, tenho uma família adorável e, se nunca conseguir o título, tenho dois filhos", falou o piloto, cujo contrato expira ao final deste ano. "Mas aí pensei: "Posso ter os dois"."
Para transformar seu sonho em algo minimamente tangível, Barrichello terá de torcer para que o RA108 seja bem melhor que o modelo do ano passado, quando a Honda conquistou apenas seis pontos, todos com o inglês Jenson Button.
Para mudar o cenário, a equipe trouxe um reforço de peso: Ross Brawn, ex-diretor técnico e estrategista da Ferrari, que já chegou trazendo novidades.
"Este carro tem um conceito completamente diferente de seus precursores, tanto em termos aerodinâmicos como mecânicos", falou Brawn, que tirou um ano sabático em 2007. "Nossa meta para 2008 é voltar para onde estávamos na segunda metade de 2006", afirmou.
Além das mudanças estruturais, a Honda mudou também a cara de seu carro. A pintura com uma foto de satélite da Terra foi reduzida à parte de trás do carro. O branco agora predomina na carenagem, que continua sem patrocinadores.
De acordo com os dirigentes, apesar do fim do "eco-carro", a idéia de chamar a atenção para problemas ambientais e solucioná-los continua. O time fará doações para empresas que defendam o mesmo conceito.


Com agências internacionais


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