São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelho da polêmica será regra no Paulista

KLEBER TOMAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Bastou apenas um teste, muito polêmico, no clássico do último domingo entre Palmeiras e Corinthians, para que o uso do rádio comunicador pelo trio de arbitragem e o juiz reserva fosse aprovado em definitivo pela FPF, ontem.
Com a decisão, o aparato tecnológico, que tem por objetivo diminuir os erros dos juízes, será obrigatório em todos os jogos da elite do Estadual do ano que vem.
A medida foi anunciada três dias após o fone de ouvido e o microfone usados pelo árbitro Cleber Wellington Abade e pelos auxiliares Ana Paula Oliveira e Evandro Luiz Silveira protagonizarem confusão no Morumbi.
O jogo estava empatado por 1 a 1 e tudo corria até os 30min do primeiro tempo, quando o atacante corintiano Tevez ganhou na corrida do zagueiro palmeirense Leonardo Silva e marcou um gol.
Mas, após queixas do técnico Emerson Leão, do Palmeiras, Ana Paula chamou Abade e falou a ele que o argentino fizera falta. O juiz então anulou o gol. Isso gerou discussão entre atletas corintianos, palmeirenses e arbitragem. A Polícia Militar precisou intervir.
O trio alegou que Silveira viu Tevez deslocar o rival e avisou pelo rádio, mas só Ana Paula conseguiu ouvir. O curioso é que nem ela nem Silveira ergueram a bandeira para apontar a falta.
"O teste do aparelho no Morumbi foi aprovado, mesmo com a confusão. O equipamento não falhou, o que houve foi uma questão de falta de adaptação. E ela será aprimorada", declarou Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol.
Anteontem, a Comissão de Arbitragem da entidade chegou a cancelar o uso do ponto eletrônico também no clássico São Paulo x Santos, no próximo domingo, no Morumbi. Mas voltou atrás após ordem da cúpula da FPF.
Já ontem, o discurso era para ampliar o sistema às séries A-2 e A-3 em 2007. "Com certeza, o Paulista do ano que vem terá o microfone", confirmou Marcos Marinho, que preside a comissão.
Apesar disso, os testes com o aparelho seguirão até o fim deste ano, com a intenção de melhorá-lo. A idéia foi aprovada pelo Sindicato dos Árbitros do Estado.
Só quem não gostou foi o Corinthians. "O primeiro teste foi ruim para nós", criticou o meia Elton.
Ontem, o mesmo trio de arbitragem do último clássico também usou o rádio no jogo União São João x Mirassol, em Araras.
O aparelho também deve estar na Copa do Mundo, segundo o árbitro Carlos Eugênio Simon, que irá ao Mundial da Alemanha. "A Fifa mediu o tamanho das orelhas dos juízes e bandeiras para fazer fones sob medida", disse Simon.


Texto Anterior: Gamarra pede reforços para Libertadores
Próximo Texto: Madureira ganha do Americano e vai jogar final contra o Botafogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.