São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Paulo e Jorge - 1

JOSÉ ROBERTO TORERO
COLUNISTA DA FOLHA

Amplidão celeste, terça-feira: São Paulo está sentado confortavelmente em uma nuvem-poltrona. Saboreia generosos pedaços de ambrosia e bebe néctar num cálice prateado. De repente, ele ouve o som de patas de um cavalo que galopa pelos céus. O santo missivista levanta-se e vai ver quem se aproxima:
- Ah, só podia ser você, Jorge.
- Sou eu mesmo, meu velho. Vim ver se você mudou de idéia.
Ainda não era meio-dia, mas são Jorge parecia já ter provado um bom tanto da bebida que vem do fruto da parreira. Na sua auréola de santo, por exemplo, estava pendurado um botton do Corinthians. Ele amarrou o cavalo na ponta de uma estrela e disse:
- Vamos apostar ou não?
- É claro que não. O senhor sabe muito bem que apostas são proibidas aqui nas alturas.
- Mas não é a dinheiro. É só pela graça da coisa. Vamos fazer assim: se o São Paulo passar pelo Timão, eu pinto meu dragão de tricolor. Agora, se o Coringão ganhar, você se veste de baiana e dança o tchi-ca-bum diante do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
- Noto uma ligeira desproporção nos termos dessa aposta.
- Tá bom, não precisa dançar.
- Só a roupa de baiana?
- É. Topa?
- Não.
- Quer saber de uma coisa? No seu lugar eu faria o mesmo, afinal o França está machucado, o Nelsinho está cumprindo aviso prévio e o seu time não ganha um clássico paulista há mais de um ano. Aliás, as duas últimas contra o Timão foram 3 a 1 e 2 a 0. Estou até lembrando: Deivid domina, chuta, a bola passa entre as pernas de Rogério, gooooooooool!
Ele fez então uma dancinha de escárnio. O rosto de são Paulo foi ficando tão vermelho quanto a capa de são Jorge. Mas conseguiu se controlar e contra-atacou:
- Isso não são modos de um santo se portar. Ah, me desculpe, esqueci que você já não é mais considerado um santo.
Jorge parou de dançar e disse:
- Os regulamentos não estavam preparados para mim.
- Regulamentos são regulamentos.
- Mas alguns são ridículos. Se classificar pelo número de cartões, por exemplo.
Aí foi a conta. São Paulo deixou de lado seu prato de ambrosia e passou a falar em voz alta:
- Escute aqui, dobre a língua quando for falar do meu tricolor? Nós somos mais que vencedores, nós somos bicampeões mundiais.
- Pelos regulamentos, o único campeão do mundo é o Coringão.
- Pois fique sabendo, seu santo rebaixado, que dessa vez Rogério será mais intransponível que as muralhas de Jericó, Gabriel soprará as trombetas da glória, Emerson se mostrará mais firme que Gideão, Gustavo Nery será, de novo, o nosso anjo vingador, Fábio Simplício terá a força de Sansão, Belletti lutará com a astúcia de Davi, Kaká, feito Moisés, nos guiará pelos caminhos da redenção, Souza será esperto como Benjamim, Reinaldo transformará água em vinho como o Mestre fazia, e Sandro Hiroshi... bom o Hiroshi vai ajudar os outros.
São Jorge esperou que são Paulo terminasse e, tranquilo, falou:
- Aposta ou não aposta, apóstolo?
São Paulo olhou-o e disse:
- Aposto.
Os dois apertaram as mãos. E, se não fossem santos, eu diria que faíscas de ódio saíram de seus olhos. Se Jorge pintará seu dragão ou Paulo usará roupa de baiana, conto na sexta-feira.

Chapéu
Levar um chapéu, assim como levar o drible da vaca ou tomar uma bola por debaixo das pernas, é humilhante. Mas faz parte do jogo. Supõe-se que o atleta deva ter controle emocional e senso de profissionalismo. Wagner, do São Caetano, mesmo já tendo um amarelo, cometeu a bobagem de pôr a mão na bola para evitar o chapéu e facilitou a vida do Corinthians.

Holofotes
Alex Mineiro voltou a marcar. Parece que ele não gosta muito de fazer gols nas fases intermediárias dos torneios, mas, quando se tratam de finais, o homem se transforma. O Cruzeiro que se cuide.

Azar
Bons mecânicos ajudam, um bom engenheiro é fundamental, um chefe de equipe competente é necessário. Mas talvez Barrichello precise é de uma boa benzedeira.

E-mail torero@uol.com.br


Texto Anterior: Ricardinho critica "choro" de rival
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Santos espera alemães para vender zagueiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.